ESTUDE NA UNIT
MENU

Ação conscientiza sobre os riscos do câncer de pele


às 12h30
Compartilhe:

IMG_2410O câncer de pele é o tipo de displasia mais frequente no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Contudo, quando diagnosticado precocemente, apresenta altos percentuais de cura.

Por conta do grande fator de cura sem sequelas, e da falta de informação que pode levar à doença, alunos da graduação em Radiologia, da UNIT, realizaram neste final de semana, a ação Salve sua Pele.

A iniciativa teve o propósito de percorrer as areias da praia de Boa Viagem, alertando os frequentadores da orla sobre os principais fatores que levam ao câncer de pele.

Os estudantes acompanhados pelos professores da instituição, distribuíram panfletos com informações preventivas sobre a doença, além de abordar os frequentadores da orla alertando sobre os cuidados com a exposição excessiva ao sol.

Segundo o coordenador do curso, prof. Carlos Eduardo, a Salve sua Pele atingiu seu objetivo ao apresentar aos transeuntes, o uso correto do protetor solar, desconhecido por grande parte do público.

“Os bloqueadores solares devem ser usados, respeitando-se os diferentes tons e tipos de pele, afim de evitar o excesso de radiação ultravioleta do sol, principal causa dos tumores de pele.

Na ocasião, os alunos ensinaram o uso correto do produto, salientando que é a principal proteção da pele”, explicou Carlos Eduardo.

IMG_2414Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – José de Alencar (INCA), o câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores.

Ainda de acordo com o INCA, a cirurgia é o tratamento mais indicado tanto nos casos de carcinoma basocelular como de carcinoma epidermoide. Porém, o carcinoma basocelular de pequena extensão pode ser tratado com medicamento tópico (pomada) ou radioterapia. Já contra o carcinoma epidermoide, o tratamento usual combina cirurgia e radioterapia.

Compartilhe: