ESTUDE NA UNIT
MENU

Conhecimento na palma da mão

Além de exemplares físicos, os estudantes em todas as unidades também tem a disposição, através do Magister, uma vasta gama de livros eletrônicos

às 18h24
Bases de informações médicas, revistas e o mais completo acervo de pesquisa jurídica no âmbito nacional, livros para áreas de exatas, engenharias e negócios fazem parte do acervo digital do Sistema Integrado de Bibliotecas Tiradentes – SIB
Compartilhe:

As unidades da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT contam com bibliotecas munidas de um acervo específico para cada curso de graduação. Além de livros e exemplares físicos, os estudantes também tem a disposição uma vasta gama de informações online.

Bases de informações médicas, revistas e o mais completo acervo de pesquisa jurídica no âmbito nacional, livros para áreas de exatas, engenharias e negócios fazem parte do acervo digital do Sistema Integrado de Bibliotecas Tiradentes – SIB.

Para se ter uma noção do que já foi adquirido, somente a base de dados Minha Biblioteca possui 7.072 títulos de livros eletrônicos de várias editoras em diversas áreas do conhecimento.

Segundo Joana Lima, gestora da biblioteca do campus Saúde, na Caxangá, as bases de dados assinadas ampliam o acervo de livros e periódicos que existem no espaço. “É um diferencial no processo de aprendizagem e autoconhecimento. Com o SIB, o estudante pode baixar o título e utilizar por um tempo determinado. Além disso, durante a busca, o aluno verificará outras bibliografias, ainda mais atualizadas”, ressalta a bibliotecária. A mais recente foi E-volution (guia do usuário), com livros eletrônicos da editora Elsevier indicados nas bibliografias dos cursos da área de Saúde.

Ainda segundo Joana, alguns alunos apresentam dificuldade com a ferramenta, por não estarem habituados, mas que através de ações estratégicas o uso do SIB vem sendo aperfeiçoado. “Os professores organizam visitas guiadas à biblioteca com o intuito de ensinar o uso do SIB, bem como, o acesso ao aplicativo mobile, e o número de acesso tem aumentado exponencialmente”, comentou.  

Outra base que merece destaque é a Engeneering Source, que fornece cobertura de texto completo para cerca de 2.000 publicações com informações relevantes para os cursos de Engenharia. Já para a área da Saúde, a Dynamed Plus é uma ferramenta de referência clínica criada por médicos para médicos e outros profissionais. A base possui resumos clinicamente organizados com mais de 3.200 tópicos. Assim, fornece o conteúdo mais recente e recursos com relevância, validade e conveniência, tornando-se um recurso indispensável para responder à maioria das questões clínicas durante a prática.   

Para facilitar a consulta em todas as bases assinadas, a comunidade acadêmica conta com a ferramenta de Busca Integrada- EDS da Ebsco. Por meio de uma única interface, o aluno tem acesso a todo o conteúdo oferecido pelo SIB como livros impressos, eletrônicos, teses e dissertações, artigos de periódicos e outros materiais.

SIB

O Grupo Tiradentes tem 54 bibliotecas instaladas em suas unidades de ensino. Essas bibliotecas compõem o Sistema Integrado de Bibliotecas que gerencia o Banco de Dados Bibliográficos. As unidades colocam à disposição dos usuários um acervo de mais de 624 mil itens, compreendendo livros, periódicos, monografias, mapas, filmes, documentários e outros materiais.

 

Compartilhe: