ESTUDE NA UNIT
MENU

Plantão Biomédico apresenta: a evolução da biomedicina


às 13h55
Compartilhe:

DSC_0005 - CópiaO auditório do Anexo Saúde II, da UNIT, recebeu na tarde desta quarta-feira (19), a última edição do Plantão Biomédico, em 2014. O evento já faz parte do calendário acadêmico do curso por proporcionar encontros dos alunos com personalidades de renome na área de biomedicina.

Desta vez, o escolhido foi o professor Dr. José Valfrido de Santana, graduado na primeira turma de Ciências Biomédicas, do estado de Pernambuco, membro do Conselho Federal de Biomedicina e um dos mais conhecidos pesquisadores na área de imunologia, que estuda o sistema de defesa dos organismos.

Durante cerca de uma hora e meia, o convidado apresentou a história da biomedicina, no Brasil, desde a construção das primeiras escolas de nível superior nos anos 60, até a chegada aos dias atuais.

No encontro, o professor José Valfrido também comentou sobre a evolução dos laboratórios de biomedicina, que antigamente funcionavam com técnicas rudimentares de análises e hoje já possuem equipamentos avaliados na “casa dos milhões de reais”.

Sobre a graduação e a profissão, o palestrante afirmou que o mercado cada vez mais exigente pede que o estudante e futuro profissional mantenha-se sempre atualizado.  “Para aqueles que estão preparados, a área de biomedicina oferece diversas possibilidades de inserção, contudo o conhecimento na área em que se almeja atuar é essencial para conseguir destaque no meio da concorrência”, afirmou o palestrante.

O professor José Valfrido, além da graduação em Ciências Biomédicas, possui mestrado e doutorado em Biologia, sempre atuando na área de Imunologia. Já atuou como docente graduação e pós-graduação na UFPE, sendo chefe de Departamento de Pesquisas, da instituição.

O Plantão Biomédico é iniciativa organizada pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Biomedicina e tem como objetivo primordial, expandir o conhecimento dos alunos através de encontros com pesquisadores e personalidades de expressão da biomedicina.

Compartilhe: