O curso de Administração é um dos mais procurados do país, segundo o último Censo da Educação Superior, feito em 2022 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. Além da grande quantidade de matrículas (mais de 600 mil no Brasil inteiro), o curso também tem uma ampla área de atuação. Podendo trabalhar em diversos segmentos, o administrador deve planejar, organizar e gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais, a fim de aumentar os lucros e reduzir os custos da empresa em que trabalha.
Em geral, profissionais de administração acabam atuando na gestão de pequenas e médias empresas. De acordo com Edgard Leonardo, coordenador de Administração do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão —, o Recife tem um bom mercado para esse ramo. “A cidade possui uma forte presença de pequenas e médias empresas em vários setores, desde o comércio até a tecnologia”, afirma.
Tecnologia e inovação
Com o crescimento do mercado de empresas e startups de tecnologia, surge também uma oportunidade para egressos do curso de administração. O Recife, que está entre as 10 cidades do Brasil com o maior número de startups, tem destaque na região Nordeste e pode ser uma boa oportunidade para os administradores. “O egresso de administração pode encontrar oportunidades em gestão de projetos, marketing, recursos humanos e estratégia nessas empresas. Além de empreender na área, como alguns já têm feito”, aponta Edgard Leonardo.
Saúde
Um outro ramo indicado por Edgard é a gestão hospitalar. Nessa área, além dos conhecimentos de finanças, contabilidade e gerência de recursos, o administrador precisa conhecer sobre o setor de saúde e também sobre bioética, para melhorar a qualidade do serviço de hospitais, clínicas e laboratórios. Na gestão de centros de saúde, a função do profissional de administração vai desde a gestão de recursos como aparelhos e medicamentos, por exemplo, até a das equipes de profissionais, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, e também recepcionistas, funcionários da limpeza, segurança, dentre vários outros.
Turismo e meio ambiente
Em um ranking feito pelo site de viagens Decolar, o Recife figura como a segunda cidade brasileira mais procurada por estrangeiros. Por isso, Edgard Leonardo exalta as belezas naturais e a cultura, e destaca a importância da capital pernambucana como destino de viagens a trabalho. “O setor de turismo é relevante em todo o Nordeste, e nosso estado tem em suas praias, cultura e história uma potencialidade a ser explorada. A cidade do Recife se destaca para o turismo de negócios e como hub para toda a região, fortalecendo a demanda por profissionais que possam gerenciar negócios relacionados ao turismo, como hotéis, agências de viagens, restaurantes e eventos culturais”, diz. O especialista ainda menciona a gestão ambiental, uma área nova, mas que ele considera promissora.
Outras áreas
Dentre outras funções que o profissional de administração pode exercer, está a gestão pública, que é responsável pela gerência de ações de órgãos públicos. Além disso, outros ramos mais conhecidos, mas que ainda assim são importantes para a área, são a gestão financeira, de recursos humanos, de marketing e a logística, que são mais comuns em empresas. Frente a essa variedade de campos de atuação, Edgard Leonardo também aconselha “que o estudante esteja atento às oportunidades e às tendências do mercado para encontrar o melhor caminho de carreira”.