O dia 21 de abril é conhecido, nacionalmente, como o Dia de Tiradentes. Neste feriado, homenageia-se Joaquim José da Silva Xavier, herói nacional executado em 21 de abril de 1792, participante da Inconfidência Mineira – movimento que tinha o objetivo de proclamar a independência de Minas Gerais, transformando a capitania numa República.
De origem humilde e se tornando órfão muito cedo, Joaquim José precisou trabalhar desde muito novo, tendo diversas profissões ao longo da vida como minerador, comerciante, pastor, militar e, inclusive, passou a arrancar os dentes das pessoas, como uma espécie de dentista amador, assim, recebendo o apelido de Tiradentes.
Pela sua participação ativa na Inconfidência Mineira e por afirmar que, de fato, estava envolvido nela (diferente de outros participantes que negaram), Tiradentes foi condenado à morte por enforcamento, junto a outras 9 pessoas. Entretanto, estes foram perdoados e expulsos do país, enquanto Tiradentes teve a sentença de morte mantida. Assim, sendo enforcado no dia 21 de abril de 1792, além de ter o corpo esquartejado e suas partes espalhadas pela cidade: a cabeça foi exposta na praça central da cidade e o restante do corpo na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais.