ESTUDE NA UNIT
MENU

Coelho da Páscoa: de onde vem a tradição?

Segundo a lenda, uma lebre trazia ovos enfeitados

às 14h13
Compartilhe:

Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim? Esses versos, muito famosos e difundidos, principalmente na infância, retratam alguns dos símbolos que, junto a outros oriundos do cristianismo, fazem referência ao período pascal. Mas, como surgiu a tradição do coelho da Páscoa?

Acredita-se que o coelho foi implementado no período a partir de uma lenda de origem alemã, onde uma lebre trazia ovos enfeitados e os escondia para que as crianças os procurassem, durante o equinócio de primavera – isto no século XVII. Com o tempo, esta lenda foi levada aos Estados Unidos pelos imigrantes e se popularizou, mas foi apenas no século XIX que a história passou a ser moldada da forma como a conhecemos hoje.

O período da Páscoa, através também, de uma forma ocidental de enxergar a infância como uma época mais leve, onde as crianças pudessem se divertir, fez com que o sentimento familiar fosse implementado na celebração. E, outra modificação foi a do animal: no lugar da lebre, que seria um animal mais agressivo, foi colocado um coelho por ser mais dócil e menor, conversando com o clima familiar estabelecido, além dos ovos decorados, que passaram a ser de chocolate para as crianças comportadas.

Compartilhe: