ESTUDE NA UNIT
MENU

Saem as datas de inscrição e de provas do Enem 2023

O Enem é o principal exame de avaliação do país e tem a sua nota adotada como critério de ingresso em instituições de ensino superior, incluindo as do Grupo Tiradentes

às 12h17
Datas do Enem em 2023 já foram definidas em portaria do Inep, que promove o exame anualmente em todo o país (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Datas do Enem em 2023 já foram definidas em portaria do Inep, que promove o exame anualmente em todo o país (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Compartilhe:

Já estão definidas as datas do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em sua edição de 2023. De acordo com o calendário divulgado no início da semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), promotor do certame, as inscrições para o Enem Regular 2023 serão abertas entre os dias 8 e 19 de maio. 

As provas, por sua vez, acontecem nos dias 5 e 12 de novembro. Para os candidatos que porventura perderem a data e quiserem pedir a reaplicação da prova, dentro dos motivos elencados em edital, essa reaplicação será nos dias 12 e 13 de dezembro.

Também estão definidos os dias do Enem PPL, voltado para as Pessoas Privadas de Liberdade. As inscrições da modalidade acontecerão entre 9 e 27 de outubro, enquanto as provas estão marcadas para os dias 12 e 13 de dezembro.

O resultado do Enem 2023, tanto o Regular quanto o PPL, com a nota final de cada candidato, será divulgado em 16 de janeiro de 2024.

O Enem é o principal exame de avaliação do país e tem a sua nota adotada como critério de classificação e ingresso em grande parte das universidades e faculdades brasileiras, além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Nota do Enem na Unit

As instituições do Grupo Tiradentes, incluindo o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), também aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Se você concluiu o ensino médio e fez alguma edição do Enem a partir entre 2017 e 2021, confira seu boletim de desempenho no site do Inep e preencha o formulário de inscrição no site da Unit, selecionando o curso desejado. 

Após a análise das inscrições, os alunos são classificados segundo o seu desempenho no Enem em ordem decrescente (ou seja, da maior classificação para a menor). Para participar, o aluno deve ter tirado 300 pontos ou mais nas provas específicas e não pode ter zerado a redação.

Asscom | Grupo Tiradentes
com informações da Agência Brasil

Compartilhe: