ESTUDE NA UNIT
MENU

Perdi o Enem. Já começo a me preparar para o próximo?


às 12h30
Há várias alternativas para o estudante ingressar no ensino superior caso tenha perdido o Enem. Uma delas é o aproveitamento da nota
Caso tenha perdido o Enem, o melhor a ser feito é já começar a pensar no próximo e intensificar a preparação (Getty Images)
Caso tenha perdido o Enem, o melhor a ser feito é já começar a pensar no próximo e intensificar a preparação (Getty Images)
Compartilhe:

Se o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não foi o esperado e a pontuação não ajudou a conquistar a tão sonhada vaga na universidade, não se desespere ou desanime. Caso tenha perdido o Enem, o melhor a ser feito é já começar a pensar no próximo e intensificar a preparação para mudar a chave. 

“O Enem é um exame complexo, e que a cada ano se torna ainda mais difícil. Assim, caso a edição deste ano não tenha sido exitosa, saiba que nem tudo está perdido. Procure analisar as falhas, onde obteve menor pontuação e o que pode ser revisto e melhorado”, orienta o professor Anderson Teixeira de Souza, docente do curso de Pedagogia EaD, da Universidade Tiradentes (Unit EaD).

Há uma série de coisas que podem ajudar nesse momento de reorganização dos estudos para encarar a próxima edição do Enem, entre as quais, continuar investindo nos estudos, em leitura e até mesmo tentando aproveitar o resultado obtido para ingressar em universidades particulares. 

“Se você não adquiriu a pontuação que esperava para entrar em uma instituição pública, saiba que nem tudo está perdido. Afinal, o seu desempenho no Enem pode ser utilizado para substituir o vestibular em universidades privadas. A maioria aceita a nota do Enem como forma de ingresso”, orienta o professor.

Compartilhe: