Bonita, significativa e histórica. A bandeira de Pernambuco chama atenção pelas suas cores e símbolos, tanto que ela ganhou uma votação no twitter. O perfil Tâm (@essesusersai) promoveu uma discussão sobre qual seria a flâmula estadual mais bela do Brasil e a de Pernambuco ficou em primeiro lugar, sendo citada por vários internautas em todo o país.
A bandeira de Pernambuco foi criada em 1817, durante a Revolução Pernambucana, e foi oficializada 100 anos depois, em 1917, pelo decreto nº 459/1917, pelo então governador Manuel Antônio Pereira Borba.
O criador da flâmula foi o padre João Ribeiro, revolucionário e líder da Revolução Pernambucana, que trabalhava também como desenhista botânico e desenvolveu atividades no Ceará, em Olinda e Paulista. A bandeira tem seus significados, começando pelas cores. O azul simboliza o céu, o branco representa a paz, e o arco-íris (verde, amarelo, vermelho) a união dos pernambucanos.
Já em relação aos símbolos da bandeira, a estrela é o estado no conjunto da federação, a cruz é a fé na justiça e no entendimento e o Sol representa a força e a energia de Pernambuco.
A bandeira oficializada em 1917 sofreu apenas uma pequena alteração, que foi a retirada de duas das três estrelas que ficavam acima do arco-íris, que representavam Rio Grande do Norte e da Paraíba, em referência à república pernambucana.