ESTUDE NA UNIT
MENU

A arquitetura contemporânea e suas tendências

Minimalismo, utilização de cores neutras, sustentabilidade e funcionalidade são elementos se destacam nos ambientes do mundo atual

às 11h52
A busca por ambientes amplos e abertos, com liberdade de layout e aproveitamento máximo da luz natural, caracterizam a arquitetura contemporânea (Vecislavas Popa/Pexels)
A busca por ambientes amplos e abertos, com liberdade de layout e aproveitamento máximo da luz natural, caracterizam a arquitetura contemporânea (Vecislavas Popa/Pexels)
Compartilhe:

Em total alinhamento com o mundo, a Arquitetura Contemporânea tem a pluralidade e a tecnologia como premissas, sempre se adaptando às necessidades atuais. Com isso, ela envolve diversos estilos, sem deixar de lado as influências das várias tendências artísticas e técnicas antigas e vigentes. Assim,  o “velho” se mistura ao “novo”, o “clássico” ao  “industrial”, sendo essa convergência uma das principais características da arquitetura contemporânea.

“Acredito que a maior tendência seja a busca da funcionalidade, do conforto térmico, ergonômico, acústico e lumínico, da sustentabilidade, sem esquecer da estética. Com constantes mudanças na sociedade, principalmente em detrimento da pandemia que atravessamos, muitos ambientes internos residenciais e corporativos sofreram reformas a fim de se tornarem mais versáteis e dinâmicos”, diz a arquiteta e urbanista Andrea Filgueiras, professora mestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe).

Ainda na lista do indispensável no que dita a arquitetura contemporânea, estão o minimalismo, a utilização de cores neutras, elementos contrastes/destaques e aplicação de materiais com alta qualidade. 

“Utilizar a ideia do arquiteto Mies Van Der Rohe, onde ele dizia ‘menos é mais’, é uma excelente estratégia para desenvolver uma boa arquitetura contemporânea. A busca de um ambiente amplo, aberto, com disposição de layout livre, dinâmico e versátil, utilização de luz natural e indireta é indispensável ao desenvolver um bom projeto contemporâneo. Além disso, o cliente/morador/usuário se torna o centro, pois é importante entender sua rotina, anseios, preferências e sugestões”, completa a professora. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: