Considerada uma prática fundamental na geração de ações destinadas a prevenir, controlar, mitigar e eliminar riscos inerentes às atividades de saúde, a biossegurança tem lugar cativo na Enfermagem, sendo praticada diariamente no desempenho das atividades rotineiras do profissional de saúde. Seu principal objetivo é manter a integridade dos pacientes e o ambiente dos locais onde eles se encontram.
Assim, na lista de atitudes indispensáveis à biossegurança estão o mapeamento de riscos de risco (químico, físico, biológico, mecânico e ergonômico) e criação de estratégias eficientes de mitigação; utilização de equipamentos de proteção individual (luva, avental, gorro, óculos); higienização das mãos (água e sabão ou álcool 70%); descarte adequado dos resíduos sólidos de saúde; treinamento da equipe e manutenção do esquema vacinal atualizado.
De acordo com a professora Rosane Milet, do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), as práticas da biossegurança se estenderam até mesmo à sociedade, diante da pandemia de covid-19. “As medidas sempre foram essenciais e ganharam destaque, principalmente, nas ações de educação em saúde voltadas para redução da disseminação do SARS Cov-2, a exemplo da etiqueta respiratória, utilização de máscaras, distanciamento social, higienização dos alimentos e superfícies”, explica.
Asscom | Grupo Tiradentes