ESTUDE NA UNIT
MENU

Golpes e crimes virtuais exigem formação complementar do advogado

O advogado da área digital deve ter formação complementar e certificações na área de Segurança da Informação, além de uma atualização constante

às 13h37
Casos que envolvem crimes praticados virtualmente, como golpes, fraudes e furtos de dados, têm aumentado e exigido a atuação especializada de um advogado (Soumil Kumar/Pexels)
Casos que envolvem crimes praticados virtualmente, como golpes, fraudes e furtos de dados, têm aumentado e exigido a atuação especializada de um advogado (Soumil Kumar/Pexels)
Compartilhe:

Os golpes e crimes virtuais estão crescendo cada vez mais no dia-a-dia, e o advogado que busca atuar nessa área precisa ficar atento aos avanços da legislação, bem como conhecer o universo da inovação tecnológica e a área de Segurança da Informação. Para tanto, uma formação complementar é necessária, possibilitando assim uma atuação eficiente na defesa dos direitos do cliente.

Segundo a advogada Clara Machado, consultora em Direito Digital e professora do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), a formação jurídica não é suficiente: além de ter uma formação complementar, o advogado da área digital deve ter algumas certificações na área de Segurança da Informação, o que faz com que ele tenha uma atualização constante. 

“Ele precisa saber quais são as principais formas de ataques, ameaças, e ter uma assessoria técnica de peritos especialistas na área de tecnologia, conhecer os riscos existentes. Então, é necessário um olhar que seja além do técnico jurídico, mas também um olhar que conheça todas essas vulnerabilidades que existem dentro do ambiente virtual”, ressalta Clara. 

Entre os principais crimes virtuais estão fraudes por e-mail, furto de dados financeiros, fraude de identidade, furto e venda de dados corporativos, entre outros. “Há também fraudes envolvendo espionagem cibernética, quando acessam dados do governo ou da empresa, jogos de azar, pornografia infantil, vendas de produtos ilegais e violação de direito autoral. Enfim, há uma grande variedade de crimes”, completa a professora. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: