Uma das atividades rotineiras dos profissionais de enfermagem é a chamada ‘Evolução de Enfermagem’, que consiste no registro feito exclusivamente por eles após a avaliação do estado geral do paciente, a partir da anamnese (entrevista feita ao paciente) e exame físico minucioso.
No documento, devem constar os problemas novos que venham a ser identificados, bem como um resumo sucinto dos resultados dos cuidados prescritos e os problemas a serem abordados nas 24 horas.
Nos cursos de Enfermagem mantidos pelo Grupo Tiradentes, os alunos iniciam as Evoluções de Enfermagem e registros a partir do terceiro período nas disciplinas de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem.
“Iniciamos precocemente o aluno nas competências do enfermeiro na relação com o paciente. A Unit integra o aluno com a realidade seja no campo prático ou nos cenários reais para o desenvolvimento das habilidades e competências de acordo com as diretrizes curriculares do curso”, explica a professora Magda Matos, do curso de Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).
Ainda segundo ela, a Evolução se distingue da Anotação de Enfermagem, na qual constam todos os cuidados prestados pelo enfermeiro ao paciente e deve ser realizada pela equipe de técnicos e auxiliares de Enfermagem.
Asscom | Grupo Tiradentes