ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça a história do Festival de Quadrilhas Juninas do Nordeste

Concurso une o colorido dos trajes típicos do São João ao som do forró e do baião e movimenta todos os estados da região.

às 18h56
Compartilhe:

O campeonato existe desde 1988 e conquistou o coração de competidores e espectadores

Junho no Nordeste traz à tona os festejos típicos, que remete à gastronomia – milho, pamonha, canjica, pé de moleque -, a elementos decorativos e brincadeira, como fogueira, fogos de artifício, bandeirolas e, claro, muito forró. Mas uma parte de São João que é amada por todos os brasileiros – não só nordestinos – é a quadrilha, dança que une pares vestidos com roupas típicas de forma colorida e caipira, com movimentos e passos definidos, tendo o forró e o baião em destaque como estilos musicais.

Competição

E essa dança típica é tão valorizada, amada e famosa que, em 1988, surgiu o Festival de Quadrilhas Juninas do Nordeste. Ele é realizado anualmente, no mês de julho, e reúne equipes de quadrilha de todos os estados da região. Funciona assim: 10 times disputam o título, uma representando cada estado, eleita nas eliminatórias estaduais. Confira ficou o resultado este ano, clique aqui.

História no Recife

No Recife, nos anos 80, a sociedade estava num momento de liberdade de expressão, e, nesse clima, os jovens encontraram na cultura uma forma de exposição. A partir de arraias de bairro, nasceu, em 1985, um concurso de quadrilhas juninas, organizado pela Prefeitura do Recife. Nos anos seguintes, o campeonato tornou-se ainda mais famoso, inspirando assim o Festival de Quadrilhas Juninas, que acontece até hoje.

Tradição

As quadrilhas são uma tradição e marcam a história do povo nordestino. Através da dança, é possível perceber a liberdade de expressão, a vontade de unir as músicas e suas letras com o arrasta-pé no salão e mostrar tudo que a região tem a oferecer: uma riqueza de história e cultura. Após uma pausa no festival durante o período pandêmico, nos anos de 2020 e 2021, o evento voltou a acontecer de forma diferente, sem a competição, mas com todo o aproveitamento de movimentos elaborados, dançarinos experientes e população orgulhosa.

Compartilhe: