ESTUDE NA UNIT
MENU

Enem: assuntos sobre Covid-19 podem cair na prova?

Especialistas apontam que o exame deste ano deve trazer questões relacionadas à Covid-19 e ao cenário da pandemia, em áreas como biologia

às 19h05
Compartilhe:

Covid-19 e vacinas são temas que provavelmente aparecerão no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo informam os professores de cursinhos preparatórios para vestibular e concursos públicos. E a maioria das questões relacionadas à pandemia devem girar em torno do material genético do vírus; da composição do “envelope viral”; da carência de vitaminas e dos supostos agravamentos do quadro de Covid-19, além do movimento antivacina. 

O Enem é uma prova estratégica e ainda dá tempo de estudar, respondendo ao maior número de questões possíveis. Fazer leituras de jornais e revistas de notícias sobre o tema da pandemia também é recomendável, já que o assunto está presente em todos os noticiários, nas conversas entre amigos e nas redes sociais. E é justamente por essa relevância na sociedade que os especialistas apostam que o assunto “Covid-19” será cobrado no exame. Afinal, já é o grande tema dos vestibulares e do Enem desde a última edição.

Fique por dentro

Você sabe o que é o coronavírus? Ele faz parte da família de vírus chamada Coronaviridae, a qual pertencem os vírus causadores da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A grande família dos coronavírus (CoV) já é conhecida desde a década de 1960. Esses vírus podem causar desde um resfriado comum a até problemas respiratórios mais graves.

A nova variante da família de vírus, denominada 2019-nCoV, não tinha sido identificada em humanos até que no final de 2019 e início de 2020 surgiram os primeiros casos de Covid-19, que foram diagnosticados inicialmente na cidade chinesa de Wuhan, capital da província de Hubei. 

Pesquisas também mostraram que o coronavírus foi transmitido de animais para humanos. Um estudo chinês mostra que morcegos infectados transmitiram o vírus a pangolins, animal bastante traficado na China. Os pangolins, por sua vez, infectaram pessoas e a transmissão passou a ser feita por humanos.

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: