É possível treinar o cérebro para focar a mente em uma tarefa e assim ampliar a concentração nos estudos? A resposta é sim! Mas, é bem verdade que com tantas distrações ao nosso redor, manter o foco se mostra cada vez mais difícil.
O primeiro passo, segundo os especialistas em clima organizacional, é manter uma rotina de modo a afastar qualquer distração. Neste sentido, manter o celular longe e organizar o material de estudos antes de iniciar é fundamental. Outro ponto importante, é eliminar os ruídos, ou seja, desligar aparelhos eletrônicos, e se isolar em um canto silencioso da casa.
Para se ter uma ideia do quanto as interferências externas têm reduzido cada vez mais a concentração das pessoas, a Microsoft realizou um estudo em 2015, no Canadá, e identificou que, em média, o intervalo médio de atenção dos humanos caiu de 12 segundos no final do século passado para oito segundos no novo milênio.
Foco nos estudos
Desenvolver um planejamento ajuda e muito a focar a mente nos estudos. Neste processo, é interessante fazer um cronograma e assim estabelecer os assuntos que serão estudados a cada dia da semana. Programar horários fixos para se dedicar às tarefas também ajuda a manter o foco. Sem esse planejamento, é muito mais fácil se perder em meio a tantos conteúdos, sem falar no tempo que se perde tentando escolher por onde começar.
Outra iniciativa simples, mas extremamente importante para manter a concentração e o foco nos estudos, é não pular refeições. Isso mesmo: os cuidados com a alimentação são fundamentais, pois ao pular o café da manhã, por exemplo, faz com que o organismo ative altas doses de adrenalina, e esse processo dificulta a concentração.
Asscom | Grupo Tiradentes