ESTUDE NA UNIT
MENU

Como engajar e se destacar com vídeos pelas redes sociais

Vídeos são os conteúdos que mais engajam atualmente nas redes sociais. Mas, é preciso planejamento e estratégias antes de sair gravando

às 20h25
Atualmente os vídeos são o formato mais utilizado no compartilhamento de conteúdo nas redes sociais (Unsplash)
Atualmente os vídeos são o formato mais utilizado no compartilhamento de conteúdo nas redes sociais (Unsplash)
Compartilhe:

Simples, criativos e com grande potencial de engajamento nas redes sociais. Assim são os vídeos produzidos em diversas plataformas e que passaram a ocupar lugar de destaque, principalmente, para divulgar produtos, ideias e conceitos. Neste universo, se engana quem pensa que basta apertar o play e sair gravando, é preciso planejamento e boas estratégias nas produções audiovisuais para alcançar o público e conquistar seguidores.

Atualmente os vídeos são o formato mais utilizado no compartilhamento de conteúdo nas redes sociais, sendo que, tutoriais com dicas no modelo ‘faça você mesmo’ ou vídeos para entreter, estão entre os que mais fazem sucesso.

De acordo com um levantamento realizado pela empresa especializada em tecnologia Cisco, no ano passado, esse formato foi responsável por 80% do tráfego de toda a internet. Estudos também identificaram que vídeos geram 1.200% a mais em compartilhamentos, se comparado a outros formatos como postagens que utilizam fotos e textos.  

“Em uma época em que somos bombardeados por informações e notificações no WhatsApp, Instagram, Facebook, email, imagens, vídeos, desde a hora que a gente acorda até a hora que a gente vai dormir, levar nossa informação, o nosso conteúdo para o receptor com qualidade e com a certeza de que ele de fato vai consumir esse conteúdo, exige cada vez mais de nós comunicadores um cuidado, um zelo nessa apresentação, clareza, assertividade e acima de tudo utilidade”, destacou a professora Valná Dantas, docente dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).

O primeiro passo é pensar no conteúdo e como o assunto será abordado de forma a chamar a atenção dos seguidores. Criar um roteiro prévio é o melhor a ser feito e nele, além do conteúdo e forma de abordagem, é preciso pensar no cenário e na luz para a gravação, pois são itens que ajudam a engajar e prender a atenção do público. Além disso, a introdução do assunto no vídeo deve ser feita de forma dinâmica, clara, mesmo porque, os primeiros segundos do vídeo devem ser atrativos e assim, fazer com que a pessoa se interesse e assista o material até o final.

Investir na edição do vídeo, ainda que simples, é fundamental. Esse cuidado faz com que o material fique organizado, chamativo e com conteúdo visual que ajuda a contar a história que está sendo abordada. Hoje, algumas plataformas já disponibilizam diversos recursos de edição básica, onde é possível realizar cortes, inserir músicas e outros efeitos sonoros, legendas, filtros, entre outras opções.

“Quando o nosso conteúdo é útil e ajuda genuinamente a essa audiência, há uma grande chance do receptor nos dar atenção e se conectar conosco para saber mais e assim aprender mais. Neste sentido, minha dica seria a de cuidar da imagem, mas sobretudo pensar em um conteúdo que de fato ajude as pessoas, que ensine e inspire, ou mesmo, entretenha o receptor. Esses são pilares de um bom conteúdo, ou seja, além dos cuidados com a imagem, sempre é interessante pensar em qual é o objetivo do conteúdo, seja ensinar alguma coisa, inspirar as pessoas ou levar entretenimento, que é a grande bola da vez hoje nas redes sociais”, enfatizou a professora.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: