ESTUDE NA UNIT
MENU

Engenharia Química: profissão, carreira e mercado de trabalho

O trabalho do profissional de Engenharia Química está presente no nosso dia-a-dia e possui campo vasto de atuação no mercado

às 18h42
Compartilhe:

Mais presente na nossa rotina do que nós podemos imaginar. Assim é o trabalho do engenheiro químico, profissional responsável pela transformação de matérias-primas por meio de processamento químico, resultando em produtos que fazem a diferença no nosso dia-a-dia, como é o caso dos potes de plástico, medicamentos, esmalte, alimentos, entre tantos outros itens. A Engenharia Química é uma área desafiadora e repleta de técnicas de transformação, desenvolvidas de forma sustentável, causando assim menores impactos ao meio ambiente.

Além de desenvolver e supervisionar processos de produção industrial, o engenheiro químico também elabora técnicas físico-químicas de transformação de matérias-primas. O profissional também estuda, por exemplo, a viabilidade da produção de novos produtos, analisando aspectos técnicos e econômicos.

O desenvolvimento de equipamentos para o processamento físico-químico, a definição de normas de manipulação e descarte de produtos químicos, técnicas de extração e controles de poluição e de qualidade do produto, bem como a emissão de laudos técnicos, são outras atividades que integram a atuação do engenheiro químico.  

Entre as habilidades e o perfil de quem escolhe essa área para chamar de sua, estão a curiosidade e o interesse por tecnologia e por experimentos. Também é imprescindível que o profissional se identifique com as Ciências Exatas.

Mercado de trabalho

O campo de atuação do engenheiro químico é diversificado. As oportunidades, geralmente, são ofertadas por empresas das áreas de papel e celulose, petroquímicas, indústrias cosméticas, têxteis, desenvolvimento de produtos farmacêuticos, de higiene e limpeza, perfumes, materiais de construção, alimentos e bebidas, entre outras. 

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: