ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba como valorizar a imagem profissional e pessoal nas redes sociais

Transmitir uma boa imagem nas redes sociais é fundamental para agregar valor à imagem profissional, dizem especialistas

às 18h59
Compartilhe:

Sabe aquela máxima que uma imagem vale mais que mil palavras? Essa expressão se encaixa perfeitamente quando nos referimos à maior vitrine virtual da atualidade: as redes sociais. Afinal, o que expressamos no mundo online reflete o que somos e o que pensamos enquanto pessoas, profissionais e cidadãos no mundo real. Definitivamente, não existe separação entre a imagem pessoal da profissional nas redes e isso conta muito em processos seletivos realizados por pequenas e grandes empresas.

Já faz parte do trâmite de departamentos de RH dar uma analisada básica nas redes sociais de candidatos a uma oportunidade de emprego. O mesmo ocorre depois de sermos contratados, o monitoramento é quase que contínuo e, assim, somos avaliados a respeito do conteúdo que costumamos compartilhar e as ideias que defendemos. Esse cenário reforça a importância do bom senso, seja nas redes ou fora delas, para seguirmos com uma boa imagem profissional e pessoal.

“A imagem profissional é extremamente importante e merece toda a atenção, pois é a forma como você se vende para o mercado de trabalho. Neste sentido, podemos fazer uma analogia, onde as redes sociais são vitrines, prateleiras, onde você se expõe. Por isso, precisamos ter muito cuidado com o conteúdo que nós queremos vincular à nossa imagem”, destaca Janaína Machado, gerente do Unit Carreiras.

Evitar exposições desnecessárias, debates muitas vezes inúteis que podem arranhar a imagem profissional, demonstrar falta de empatia sobre determinadas situações ou causas sociais, são alguns dos cuidados que se deve ter. Além disso, quando for se manifestar, lance mão do bom senso e se expresse de forma inteligente, expondo sua opinião de forma madura, com argumentos consistentes.

“Sempre oriento as pessoas a tomarem cuidado com as fotos que postam, com o tipo de indagações, o que escreve, pois de fato é uma vitrine, que a cada dia que passa está sendo mais olhada não só pelas demais pessoas, mas também pelas empresas. Esse cuidado com a imagem pessoal é necessário para evitar situações desagradáveis e negativas do ponto de vista profissional”, orienta a especialista em carreiras. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: