ESTUDE NA UNIT
MENU

Grupo Tiradentes mantém mais de 80 parcerias internacionais

Instituições parceiras oferecem cursos e intercâmbios em 23 países; principais ganhos são a consolidação da qualidade acadêmica e mais conhecimento aos estudantes

às 11h30
Sede do Tiradentes Institute, em Boston (EUA): porta de entrada para estudos no exterior
Sede do Tiradentes Institute, em Boston (EUA): porta de entrada para estudos no exterior
Fachada da University of Massachusetts Boston (UMass Boston), em Boston (EUA), parceira do Grupo Tiradentes
Fachada da Universidad Santo Tomás, em Tunja (Colômbia), que recebeu estudantes da Unit em intercâmbio
Compartilhe:

Uma universidade pode ser local, regional e ao mesmo tempo mundial. É o caso das instituições do Grupo Tiradentes, que mantêm parceria com renomadas instituições de ensino superior de diversos países do globo. Desde 2008, a Diretoria de Relações Internacionais, passou a firmar parcerias entre as unidades do Grupo e as universidades de referência, consolidando a qualidade acadêmica dos cursos e o reconhecimento internacional das faculdades e universidades ligadas à companhia. 

Hoje, o Grupo tem cooperação acadêmica e científica com 82 instituições de ensino superior em 23 países, como China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Reino Unido, Portugal, Espanha, Polônia, Letônia, África do Sul, Argentina, Uruguai, México, Colômbia, Peru e Chile. Estas parcerias permitem que a comunidade acadêmica das instituições do Tiradentes percorram o mundo produzindo ciência e tecnologia, em parceria com renomados pesquisadores, das mais conceituadas academias destes países.

A assessora de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, Júlia Gubert, explica que estas parcerias surgem a partir de um interesse mútuo em cooperar nas mais diversas áreas. “Normalmente, é feito um levantamento de possíveis instituições, depois um contato para entender seu interesse e, se tudo correr bem, a parceria é fechada. Outra forma é através de professores pesquisadores que trazem para nós a demanda de uma parceria com uma instituição para que eles possam desenvolver uma pesquisa conjunta com um docente internacional”, disse.

Cada unidade da Universidade Tiradentes (Unit) possui uma coordenação de Relações Internacionais, que mantém contatos com outras instituições estrangeiras de ensino e, a partir destas parcerias, oferecem aos alunos as possibilidades de cursos, intercâmbios e até estágios no exterior. De acordo com Júlia, os convênios são executados de formas distintas e a mais comum é a oferta de isenção de mensalidades para alunos Tiradentes que são selecionados para realizarem mobilidade na instituição escolhida. 

Ainda segundo a assessora, estas parcerias rendem muitos frutos para ambas as universidades, consolidando a qualidade acadêmica dos cursos e o reconhecimento internacional. “O maior ganho é o aumento de possibilidades e a visibilidade internacional. Por meio de um acordo de cooperação, diversas iniciativas podem surgir, como bolsas para mobilidade, aulas-espelho, projetos de pesquisa ou extensão conjuntos e isso impacta diretamente o desenvolvimento do Grupo Tiradentes enquanto instituição de ensino superior de excelência”, destaca.

Júlia Gubert acrescenta que o aluno também sai ganhando, com “a possibilidade de ter experiências internacionais, seja viajando para uma mobilidade acadêmica ou com oportunidades que chegam ao campus”. Além de complementar os estudos, o aluno tem a oportunidade de aprender idiomas, culturas e realidades diversas, sem perder o vínculo com a instituição de origem.

Parcerias de peso

As relações internacionais do Grupo Tiradentes já possibilitaram muitos resultados positivos. Entre eles, estão as ofertas de ofertas de bolsas integrais para alunos Tiradentes na Universidad Santo Tomás, em Tunja (Colômbia), e na Universidad Católica de Santa Maria, em Arequipa (Peru). Isso permitiu que, em 2019, alunos da Unit selecionados neste programa viajaram para esses países, com alimentação e moradia pagas pelas instituições parceiras.

Outra parceria importante foi firmada em 2018 com o MIT Brazil, programa ligado ao MIT (Massachusetts Institute of Technology), sediado em Boston (EUA) e referência mundial de qualidade em ciência e tecnologia. Um fundo criado pelas duas instituições permite que os alunos Tiradentes participem de programas desenhados e realizados pelo instituto americano, como o MIT Global Startup Lab, cujo objetivo é fornecer a alunos de todo o mundo habilidades de design e empreendedorismo necessárias para iniciar sua própria empresa startup focada em tecnologia. 

Esta abertura com o exterior se consolidou com a criação do Tiradentes Institute, em 15 de dezembro de 2017, a partir de uma parceria firmada dois anos antes entre o Grupo Tiradentes e a University of Massachusetts Boston (UMass Boston). Também sediado em Boston, ele é o primeiro instituto criado por uma universidade privada brasileira nos Estados Unidos e oferece uma série de programas acadêmicos e executivos nas áreas de Educação, Saúde e Criatividade e Inovação. “A partir disso, nós pudemos desenvolver imensamente nossas possibilidades de programas, cursos e parcerias internacionais. Hoje, temos parcerias importantíssimas como o MIT Brasil e o Cambridge Health Alliance que são fruto do trabalho do Instituto”, frisa Júlia Gubert.

Ascom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: