A educação empreendedora e a busca por diferenciais na carreira e a gestão planejada da futura profissão foram os temas na noite de abertura do II Workshop de Estágio e Empregabilidade, da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT.
A iniciativa organizada pelo Núcleo de Estágio e Empregabilidade teve início nesta segunda (29), no auditório do Anexo Saúde II, na Caxangá, e teve como convidados um dos criadores do “Papo de Universitário”, Marcos Strider, e o consultor de empresas, Hermenegildo Pádua.
Marcos falou sobre o surgimento do projeto e a busca por modelos inspiradores baseado em jovens com pensamento empreendedor para virem a serem exemplos de criatividade e determinação.
Em seu relato, o jovem empresário detalhou o case de sucesso do Papo de Universitário e alertou para que os estudantes sempre procurassem conteúdos diferenciados durante a graduação.
Marcos também ressaltou a importância de um modelo de educação diferenciada dentro das escolas e universidades públicas ou privadas do país, onde o estudante é estimulado a pensar novos caminhos e desconstruir antigos paradigmas que não são mais vigentes no cenário atual.
“A princípio, queria mostrar que o jovem tem sim potencial para ser protagonista de sua própria história, atrelando sempre educação e diversão para fazer a juventude entender que o mundo é do jeito que é, mas que os jovens devem estar prontos para fazê-lo como deve ser”, salientou.
Em seguida, o diretor da Pádua Consultores Associados, Hermenegildo Pádua, apresentou um pouco de sua experiência em mais de 30 anos de carreira na gestão de pessoas e empresas.
O administrador e psicólogo contou como saiu de uma cidade do interior pernambucano e conseguiu chegar a empresas como a Phillips, onde atuou gerindo um equipe de engenheiros na área de controle de qualidade.
“Quando morava em Triunfo, distante cerca de 350 km da capital, por ser de uma família de educação tradicional, sempre tive disponível três opções de carreira, ser advogado, doutor (médico) ou engenheiro. Escolhi a última, mas no terceiro ano, vi que não tinha nada a ver comigo e mudei para Administração. Após isso, ainda cursei Psicologia e vi como as duas formações se encaixavam perfeitamente, foi um das melhores escolhas que fiz na vida”, afirmou Pádua.
O consultor ainda lembrou que todos têm a possibilidade de gerir a própria carreira e que este movimento deve começar ainda na graduação. “O aluno que está hoje nos bancos da faculdade deve ter o pensamento de onde ele que estar daqui a 10 ou 15 anos. E como ele pode fazer isso? Acumulando conhecimento, seja em cursos, capacitações e livros e criando sua rede de relacionamentos. Dessa forma, o diferencial que as empresas tanto buscam virá naturalmente”, finalizou.
O II Workshop de Estágio e Empregabilidade continua nesta terça-feira, no Anexo Saúde II, na Caxangá.
Confira a programação desta terça-feira:
09h – Movimento Choice, apresentando Negócios de Impacto Social;
10hs – Jimmy Farias (Ger. de Educação Continuada do Grupo Hapvida);
19hs – Adrijane Amorim, Como se comportar em uma entrevista de emprego;
20hs – Cláudia Assis (Ger. de Educação e Saúde SES – Formasus)