ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit-PE promove debate sobre Setembro Amarelo

Objetivo do encontro é discutir maneiras de prevenir o suicídio

às 14h20
Compartilhe:

O curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — vai promover, no dia 13 de setembro, uma roda de conversa sobre prevenção ao suicídio, em alusão à campanha do Setembro Amarelo. O debate terá o tema “Ouvir, Acolher, Viver: Cada Vida Importa, Cada Palavra Conta”, e será realizado às 19h, no auditório da Unit-PE. O evento tem o objetivo de dar mais visibilidade para a discussão acerca do suicídio. A roda de conversa é aberta ao público, e as inscrições podem ser feitas pelo link

O debate vai contar com a presença de voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), uma organização sem fins lucrativos, de atuação nacional, e que oferece apoio emocional e de prevenção ao suicídio. Além disso, haverá a presença de uma equipe do Corpo de Bombeiros do Recife, que também vai tratar da importância de buscar ajuda, além de explicar alguns aspectos da cinoterapia, que utiliza cães no processo terapêutico. Para isso, os bombeiros vão dispor da presença dos cães Hokai e Oto, que integram a equipe de busca e resgate do Corpo de Bombeiros.

Objetivos

Déborah Capozzoli, professora de Psicologia da Unit-PE, explica que a roda de conversa tem o intuito de trazer espaço para o debate acerca da prevenção do suicídio, a partir da sua compreensão como um fenômeno multifatorial. “Visamos ressaltar a pertinência de quebrarmos certos tabus sobre o suicídio e suas questões correlatas, como a depressão, a ansiedade e o uso de drogas”, pontua Déborah. Com isso, a discussão se propõe a permitir que as pessoas se sintam confortáveis em buscar ajuda em caso de sofrimento intenso, e também a alertar para a necessidade do engajamento de toda a sociedade no acolhimento de pessoas em sofrimento. Além disso, a roda de conversa vai tratar de maneira de oferecer esse apoio emocional.

Suicídio no Brasil e no mundo

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que cerca de 700 mil pessoas morrem vítimas de suicídio anualmente no mundo inteiro. Essa é a quarta maior causa de óbito entre jovens de 15 a 29 anos, atrás apenas de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Já a depressão, principal causa do suicídio, atinge cerca de 300 milhões de pessoas no mundo todo. No Brasil, o Ministério da Saúde mostra que, entre 2010 e 2019, 112.230 tiraram a própria vida, com um aumento de 43% dos casos nesse mesmo período. Além disso, segundo a OMS, o Brasil é o país mais depressivo da América Latina, com 11 milhões de pessoas sofrendo com a doença, o que representa 6% da população brasileira.

Compartilhe: