ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit-PE promove ações de conscientização e celebração cultural para o Dia dos Povos Indígenas

Evento traz exposição de arte, curta-metragem e mesa-redonda, com o objetivo de chamar a atenção para os direitos dos povos originários

às 16h14
Compartilhe:

O Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, chama atenção para a importância das populações originárias para a cultura brasileira. Por isso, dos dias 14 a 16 de abril, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — promoverá ações em comemoração à data. O evento, que contará com mesa-redonda, exibição de curta-metragem e exposição de quadros de grandes autores indígenas, visa valorizar a cultura indígena, destacando sua contribuição histórica, social e ambiental, além de promover o respeito à diversidade cultural. 

Programação

Durante a programação do evento, os estudantes terão a oportunidade de visitar a Exposição de Quadros e Grandes Autores Indígenas, na Biblioteca da Unit-PE. A exposição contará com obras de seis grandes autores. No dia 16 de abril, às 18h, haverá a exibição do curta “Mitos Indígenas na Travessia” e, logo em seguida, uma mesa-redonda. Ao final do curta, a Profª M.a. Gerly Fialho, docente do curso de Direito da Unit-PE, realizará uma mesa-redonda que promete fomentar o diálogo e a reflexão sobre os saberes ancestrais.

Hoton Esteves, bibliotecário da Unit-PE, explica que é o segundo ano em que o evento ocorre e reafirma a relevância de momentos como esse. “É muito importante ressignificar os valores e a identidade indígenas em nossa sociedade. Trazer a discussão para dentro da universidade é a chave para promover debates e mudanças. Além disso, a comemoração celebra a importância desses povos no desenvolvimento do nosso país e na nossa origem, além de termos todo esse resgate ancestral”, comenta. 

Importância da data 

O Dia dos Povos Indígenas é comemorado anualmente no dia 19 de abril. Criada em 1943, a data tem como objetivo conscientizar sobre o direito dos povos indígenas e celebrar a cultura dessas populações. Segundo o censo realizado em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem quase 1,7 milhões de indígenas no país. A data busca também trazer visibilidade para a luta desses povos, visto que ainda há muito a se avançar nos direitos dos indígenas.

Compartilhe: