No dia 26 de julho, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — esteve presente na posse de Henrique Seixas em seu segundo mandato à frente da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco. O defensor público já havia sido eleito para o biênio de 2022 a 2024 e, agora, foi reeleito e reconduzido ao cargo, que ocupará até o ano de 2026. Tatiana da Hora, coordenadora do curso de Direito da Unit-PE, marcou presença no evento.
A Defensoria Pública do estado é parceira do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unit-PE e, por isso, a coordenadora Tatiana da Hora esteve presente. “Esse evento estava com presença maciça de toda a elite jurídica de Pernambuco. Estávamos com desembargadores, Tribunal de Contas do Estado e o ministro Sílvio Costa Filho. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção de Pernambuco, o Sindicato dos Advogados de Pernambuco, e uma série de entidades e órgãos jurídicos também estavam lá representados. Nossa presença foi importante para ratificar a parceria com a Defensoria”, explica Tatiana.
Maria Luiza Neves é estudante de Direito da Unit-PE e estagiária da Defensoria Pública do Estado, por isso também estava presente na solenidade. A aluna fala que a experiência de estagiar no órgão é uma grande bagagem profissional. Ela considera que a recondução de Henrique Seixas ao cargo foi mais um momento de aprendizado, principalmente pela presença da elite jurídica pernambucana. “É muito especial ver pessoas que estão num lugar tão alto, enquanto a gente está começando agora. E foi isso que eu senti na posse, que eu pude ter contato direto com pessoas que antes pra mim eram inacessíveis e hoje estão sendo meus professores nessa escola, porque é tudo uma escola”, descreve.
Sobre o Núcleo de Práticas Jurídicas
Inaugurado em 2022, o Núcleo de Práticas Jurídicas da Unit-PE presta serviços jurídicos à população de baixa renda, em áreas como mediação de conflitos, atendimentos cíveis e Direito do Consumidor, além de promover uma melhor formação para os alunos do curso. Os atendimentos podem ser realizados por meio de vários órgãos, dentre eles a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, mas também o Tribunal de Justiça de Pernambuco e o Procon-PE.