Indicadores do ensino superior são essenciais para determinar a qualidade das instituições e dos cursos de graduação oferecidos. É a partir desses dados que as instituições continuam investindo nos cursos mais bem avaliados, para promover uma constante melhoria, e trabalham para contornar possíveis problemas. Os indicadores mais recentes do Ministério da Educação (MEC), colhidos em 2023, indicam, por exemplo, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — como o segundo melhor centro universitário de Pernambuco.
Destaque da Unit-PE em Pernambuco
Os números, publicados em abril de 2025 pelo MEC, consideram diversos indicadores relacionados a cursos e instituições de ensino superior de todo o país. O Índice Geral de Cursos (IGC) foi um dos dados divulgados, indicando a Unit-PE como segundo centro universitário mais bem avaliado do estado de Pernambuco, com um IGC contínuo de 3,13. Esse resultado enquadra a instituição no conceito 4, em uma escala que vai até 5.
O IGC avalia as instituições de ensino a partir da média das notas do CPC (Conceito Preliminar de Curso), que avalia os cursos de graduação, e dos conceitos CAPES da pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso. O indicador também avalia outros aspectos, como corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.
Por isso, o reitor da Unit-PE, Prof. Dr. Diogo Galvão, considera que esses números evidenciam a qualidade do ensino. “O destaque da Unit-PE nos indicadores do MEC comprova o compromisso da instituição com a qualidade acadêmica e a formação de profissionais de excelência, consolidando sua posição de referência no ensino superior em Pernambuco”, pondera.
Cursos mais bem avaliados
Além da própria instituição, alguns dos cursos de graduação da Unit-PE também foram avaliados, a partir do CPC. O destaque é o curso de Estética e Cosmética, que foi avaliado como o melhor de Pernambuco, com CPC contínuo de 3,472. Já a graduação em Enfermagem, fica em segundo lugar no Estado, com nota 3,349, considerando os centros universitários. Além disso, o curso de Odontologia é o segundo melhor do Recife dentre os centros universitários, com CPC em 2,978. Os três cursos estão no conceito 4 do MEC.
O CPC avalia os cursos de graduação de uma instituição de ensino e é feito um ano após o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que é levado em consideração. O cálculo combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo, como corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.