A Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — lançou edital para a seleção de alunos monitores para o semestre de 2025.1. As inscrições estão abertas até o dia 24 de fevereiro, e devem ser feitas exclusivamente pelo formulário online. O edital oferece 10 vagas para bolsistas e 109 para monitores voluntários em disciplinas de cursos de todas as áreas. Além de incentivar a interação entre alunos de períodos diferentes, a monitoria também estimula o aprendizado dos monitores e o contato com a prática docente.
Inscrições
Para se inscrever, os estudantes devem cumprir alguns requisitos, como estar regularmente matriculados e adimplentes no semestre letivo de 2025.1; já ter cursado a disciplina em que deseja ser monitor e ter sido aprovado com média igual ou superior a 6,0; não ter reprovação no semestre anterior; e ter disponibilidade para cumprir carga horária máxima de 12 horas semanais de atividades da monitoria. Os alunos só podem se inscrever para a monitoria de uma disciplina. No ato da inscrição, devem enviar o histórico acadêmico e a ficha de inscrição.
Seleção
Os candidatos que tiverem a inscrição deferida, deverão realizar uma prova, como parte do processo seletivo. O exame, que vai ser aplicado no dia 27 de fevereiro, às 14h, na Sala 34 da Unit-PE, para todos os cursos, vai incluir habilidades e conhecimentos pertinentes à disciplina escolhida pelo candidato. As provas serão corrigidas pelo professor responsável por cada disciplina, e serão aprovados os estudantes que obtiverem nota igual ou superior a 7,0. Os resultados das provas serão divulgados no dia 14 de março, nos murais dos cursos e no site www.unit.edu.br. As notas não poderão ser revisadas.
Depois da aprovação
Os aprovados serão inseridos em uma sala de aula no Google Classroom, em que devem inserir o termo de compromisso assinado, pelo discente e pelo professor, até o dia do início das atividades de monitoria. Os monitores, bolsistas ou voluntários, vão desempenhar suas atividades entre 17 de março e 20 de junho. No último dia útil de cada mês, todos devem entregar um relatório de acompanhamento, assinado pelo aluno e pelo professor orientador. No fim do semestre, também deve ser entregue um relatório de atividades. Em casos de descumprimento de prazos, podem haver consequências, como advertência, suspensão da bolsa ou o não recebimento do certificado. É possível conferir mais informações no edital completo.