ESTUDE NA UNIT
MENU

Tendências para as profissões do futuro são antecipadas pela pandemia

De acordo com especialistas em mercado de trabalho, atividades ligadas à tecnologia e ciência se destacam neste cenário de profissões do futuro

às 15h18
Compartilhe:

Há algum tempo, quando se perguntava a respeito das profissões mais promissoras ou aquelas consideradas ‘profissões do futuro’, a resposta dos especialistas era complementada com a informação de que esse ‘futuro’ viria a ocorrer dentro de 10, 20 ou 30 anos. O fato é que os processos de transformação ocorrem cada vez mais depressa, impulsionados por diversos fatores, entre os quais, um bem presente na atualidade: a pandemia da Covid-19.

Atividades ligadas à área tecnológica, ao desenvolvimento científico e à tecnologia relacionada à saúde estão entre as que mais se destacam neste universo de profissões do futuro. No entanto, algumas delas, como profissionais de telemedicina, cientistas de dados, especialistas em transformação digital ou em satisfação do cliente, desenvolvedores e engenheiros de inteligência artificial, que há alguns anos eram consideradas ‘profissões do futuro’, viram esse ‘futuro’ ser antecipado, em razão das necessidades que surgiram com o advento da pandemia no Brasil e no mundo. Esse processo tem se desenvolvido em um ritmo acelerado, e criado novas oportunidades no mercado de trabalho.

“Atualmente, entre as profissões mais promissoras e que eram apontadas há pouco tempo como do futuro, temos diversas ligadas a esse núcleo de tecnologia, bem como atividades que unem saúde ou medicina à tecnologia. Outra que teve o ‘futuro’ antecipado foi a de cientista de dados, que já despontava, mas que com a pandemia, foi de certa forma concretizada. Essa é uma profissão para aqueles profissionais com perfil bem analítico, estatístico, que com o conhecimento em tecnologia faz a análise de dados, além de projeções para empresas”, destacou o professor Fábio Santos, coordenador dos cursos da área de Tecnologia da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe).

Profissões voltadas à área de ‘healthcare’ (assistência médica), que a cada ano está cada vez mais alinhada à tecnologia, estão entre as apostas de profissões do futuro, dentro de um cenário pós-pandemia. “Se neste período de pandemia já observamos o desenvolvimento de diversos serviços para atendimento a distância, inclusive atendimentos na área da saúde, a aposta dos especialistas é que a área de ‘healthcare’ deve crescer muito, impulsionando, inclusive, o surgimento de novas profissões”, ressaltou o professor. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: