ESTUDE NA UNIT
MENU

Mudanças no mercado de trabalho exigem profissionais dinâmicos

Em um cenário de transformações constantes e urgentes como o imposto pela pandemia da Covid-19, é preciso flexibilidade cognitiva para estudar, aprender e desenvolver novas habilidades

às 11h00
Mundo do trabalho: mudanças impulsionadas pela ciência e tecnologia exigem profissionais cada vez mais dinâmicos
Mundo do trabalho: mudanças impulsionadas pela ciência e tecnologia exigem profissionais cada vez mais dinâmicos
Compartilhe:

Com certeza você já deve ter ouvido a expressão ‘zona de conforto’. É, mas com a velocidade em que tudo acontece ao nosso redor, com o volume de informações que lidamos diariamente, seja no mundo corporativo ou em nossas relações interpessoais, esse é um termo completamente fora da realidade para quem busca um lugar ao sol no mercado de trabalho, ou mesmo para aqueles, que já o encontraram e não querem perdê-lo.

Se a velocidade com que a tecnologia nos apresenta novas possibilidades a todo instante, já era algo surpreendente há alguns anos, o que dizer das mudanças impulsionadas pela pandemia da Covid-19, que de 2020 para cá, fez com que essas transformações no modo de se viver e trabalhar, fossem ainda mais aceleradas pelo processo tecnológico? É por isso, que neste novo capítulo do ‘mundo do trabalho’, a necessidade é cada vez mais urgente de profissionais dinâmicos e adaptáveis às novas funções e profissões, antes chamadas do ‘futuro’, mas que já são uma realidade.

Neste cenário, é fundamental desenvolver novas habilidades, como por exemplo, no campo emocional, criativo e principalmente, tecnológico. “A pandemia sem dúvidas fez com que todos nós entrássemos em um processo de transformação pessoal e profissional. Isso, fruto de uma nova realidade imposta sem aviso prévio, e que nos impulsionou e impulsiona a buscar novas soluções. Neste sentido, nunca foi tão necessário pensar ‘fora da caixa’, desenvolver novos conhecimentos em ferramentas tecnológicas para seguir com a rotina de trabalho ou estudos. Esse é apenas um viés de todo um processo de transformação dos profissionais e do próprio mercado de trabalho, diante de um momento sem precedentes na sociedade moderna”, destacou Janaína Machado, gerente do Unit Carreiras.

Esse cenário de transformações aceleradas no modo de trabalho e de novas funções criadas pelas necessidades impostas pela pandemia da Covid-19, fez com que a tecnologia para a área da saúde, por exemplo, fosse um dos pontos cruciais para agilizar o atendimento de pacientes por meio da telemedicina. Essa foi a saída encontrada para a continuidade das consultas médicas, isso, sem expor médicos e pacientes ao risco de contágio pelo novo coronavírus.

“Esse processo mostra que, mesmo os profissionais já inseridos no mercado e com uma carreira estável, precisam estar abertos a novos conhecimentos e vivências impulsionadas pela evolução tecnológica, bem como, pelas necessidades impostas pelo cenário atual. É preciso flexibilidade cognitiva para estudar, aprender, desenvolver novas habilidades e seguir em frente no universo corporativo”, pontuou. 

Ascom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: