O LinkedIn – rede social voltada para assuntos profissionais e de emprego – divulgou pesquisa na última terça-feira (5), revelando as áreas mais rentáveis e promissoras para os recém-formados, que estão entrando agora no mercado de trabalho. Entre elas, a tecnologia ocupa o primeiro lugar do ranking, evidenciando que a era globalizada, a transição para o mundo online no período pandêmico e o fluxo de informações fortaleceram os ofícios nessa área. É um setor demandado para desenvolver soluções quem atendam necessidades da sociedade e mercado.
Com o uso ainda maior da internet, o levantamento mostrou que os meios de trabalho estão cada vez mais remotos. De 2020 para 2021, o volume de oportunidades para esse modelo foi de 1,5% a 13,7%, entre 1 de janeiro a 31 de março. A conexão com as empresas através de computadores, videoconferências, celulares e banco de dados aumentou ainda mais. E é seguro afirmar que, mesmo com o fim da pandemia, muitas empresas estão inclinadas ao uso do trabalho remoto ou híbrido, dando início a uma nova era trabalhista.
“Sem dúvidas, a era de tecnologia é a que mais oferece oportunidades de emprego no país. Dentre os fatores que resultam nisto, destaco: a maior presença das empresas no meio digital – especialmente durante a pandemia -, facilidade para adoção do home office, altíssima demanda de obra qualificada e dificuldade de retenção de talentos, o que torna a rotatividade nesta área bastante expressiva”, explica Joebson Oliveira, Coordenador do Núcleo de Carreiras da Unit-PE e do curso de Administração da Unit-PE.
Para o consultor, a regra é inovar e ficar atento para acompanhar o meio tecnológico atual. Afinal, o mundo corporativo está concentrado nele e em suas atualizações. “Para quem está se formando, é importante manter-se atualizado sobre as novas diretrizes e necessidades do mercado. As mudanças têm ocorrido em uma velocidade muito grande e não estar atento a isso pode gerar a perda de oportunidades interessantes. Além disso, é preciso se especializar em alguma área específica. O mercado atual possui poucas oportunidades para generalistas”, ressaltou.
Ranking
No ranking do LinkedIn, dez áreas foram inseridas: ocupando o primeiro lugar, aparece Software e Serviços de TI. Logo seguida, Bens de consumo e Manufatura, Mídia e Comunicações, Serviços corporativos, Finanças, Varejo, Educação, Energia e Mineração. Por fim, Assistência Médica. Entre os cargos da área tecnológica, os mais promissores foram de Vendedor, Auxiliar Administrativo e Desenvolvedor.
Unit e preparação
Oferecendo o preparo necessário para a inserção no mercado de trabalho, a Unit-PE concentra os esforços por meio da troca de conhecimentos, na sala de aula, com professores de mercado, através de programas de intercâmbio, que possibilitarão aos participantes ampla visão do mundo globalizado e também com o apoio do setor de Carreiras, que conta com programas de mentoria e aperfeiçoamento pessoal.