MENU

TCC: como iniciar?

Trabalho é parte essencial na hora de conseguir o tão sonhado diploma da faculdade

às 21h00
Compartilhe:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é parte fundamental da graduação: é o momento em que o estudante vai apresentar seu estudo final e assim, dar o início à  profissão. Ele é obrigatório na maioria das instituições e dos cursos, mas também pode ser facultativo. Os alunos que precisam fazer o TCC muitas vezes se sentem perdidos e com medo, principalmente na hora de iniciar.

O TCC representa o fim da vida acadêmica – ele é feito no último período do curso. O aluno escolhe uma área de estudo relacionada a sua graduação e faz um trabalho, que pode ser uma monografia, artigo acadêmico, projeto experimental, estudo de caso ou documentário, por exemplo. O estudante terá seu orientador, que guiará e ajudará em todo o processo. Após a finalização, o TCC é apresentado para a banca examinadora, que é composta por professores especialistas. 

Importância – O TCC é importante porque, além de ser obrigatório em algumas instituições e cursos, é a fase de mostrar o que foi aprendido em todos os semestres do curso. É mais uma chance de adquirir conhecimentos, pesquisar e aproveitar o final da experiência na faculdade, além de aprender com especialistas, conhecer histórias e interagir com professores.

Como iniciar – Para começar o trabalho, é necessário pensar e seguir algumas etapas, afinal, organização é muito importante em todo o processo. Primeiro, é preciso definir o tema – assunto que tenha afinidade com o aluno, viabilidade e existência de referências são tópicos que devem ser seguidos. Depois, é hora de decidir o orientador: a principal dica é escolher o professor que tenha interesse e experiência na área de estudo escolhida pelo aluno. A partir daí, a proposta pode ser enviada para ele, e, se aceita, o trabalho pode começar a ser feito, com a pesquisa e escrita.

Na hora de pesquisar, é necessário definir os objetivos do trabalho – sua relevância, aproximação do tema com o aluno e seu impacto na área acadêmica e na sociedade, por exemplo. Depois, é preciso relacionar o assunto com as referências bibliográficas, analisando autores e obras do segmento, que irão compor todo o texto do TCC e irão afirmar, com autoridade, os argumentos. 

Dicas – Algumas dicas são essenciais no processo: conhecer as regras ABNT, que são normas obrigatórias em trabalhos acadêmicos, definir um cronograma – para manter a organização e não se atrapalhar com datas -, e prestar atenção na ortografia, escrita e revisão do texto, já que a banca examinadora irá avaliar também essa parte. 

Lembrar de escutar o orientador também é parte necessária, considerando suas mudanças, opiniões e dicas, já que é alguém com experiência e formação na área. O TCC pode ser desafiador, mas com pesquisa, organização e ajuda, além de atitude, ele se torna possível. 

Compartilhe: