No dia 1º de maio é comemorado o Dia da Literatura Brasileira, em que celebra-se os trabalhos de autores que enriquecem a literatura nacional. Maria das Neves Pires da Silva, conhecida como Nevinha Pires, é um nome que deve ser lembrado nessa data, pois foi uma das renomadas professoras e escritoras que engrandeceram a Educação e Cultura de Pernambuco.
Nascida no dia 1° de abril de 1925, na cidade de Tabira, no sertão do Pajeú, Nevinha era a responsável por escrever os discursos e comunicados do pai, Pedro Pires, que, após chegar à Prefeitura de Afogados da Ingazeira e emancipar a cidade, se tornou o primeiro eleito. Na época, a jovem estudou em um colégio de freiras e depois cursou Pedagogia, Contabilidade e Licenciatura em História e era constantemente procurada pelos moradores do município, que pediam sua ajuda para escrever cartas aos parentes distantes ou solicitações às autoridades.
Ao longo de 40 anos, Nevinha se dedicou à educação e, com a aposentadoria, passou a escrever livros. Foram sete títulos publicados, sendo cinco dedicados à grande paixão de sua vida: Tabira e sua gente. Mesmo após sua morte em 2016, seu legado ecoa, principalmente, na história de seus conterrâneos.
Homenagem e encontro literário
A história de Nevinha é motivo de orgulho para a sua família e seu único filho, Pedro Pires Neto, que, desde então, organiza um evento cultural na cidade de Tabira em homenagem à mãe. O Encontro Literário InfantoJuvenil Escritora Nevinha Pires, que tem como premissa, além de manter viva a memória da escritora, contribuir com a educação e a formação cultural da população local.
O evento é a culminância de um concurso realizado entre crianças e adolescentes de 8 a 15 anos de idade. Alunos de 15 escolas da rede pública e privada do município inscrevem seus trabalhos de desenho, poesia, redação e conto, sendo classificados dez em cada categoria. No encontro, são anunciados os três primeiros lugares em cada categoria, que são reconhecidos com prêmios em dinheiro.