Uma tarde literária com lançamento de livro, homenagem, apresentação de sinfônica e entrega de prêmio vai movimentar, na próxima quinta-feira (10/08), a Biblioteca do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na Imbiribeira. Aberto ao público e gratuito, o encontro começa às 16h e vai reunir diversos escritores de Pernambuco e comunidade acadêmica. Este é o segundo evento literário organizado pela Biblioteca da Unit e conta com membros e escritores de várias Academias de Letras de Pernambuco. Entre elas, a Academia Recifense de Letras.
Lançamento
No encontro, haverá o lançamento do livro Flor de Espumas, da escritora Rachel Carrilho, a escritora mais antiga em atuação em Pernambuco, com 97 anos, e é membro de várias academias de letras de Pernambuco. Ela também receberá homenagem na Galeria dos Imortais. O livro trata de uma volta ao passado que a escritora Raquel Carrilho faz poeticamente, narrando em versos desde a infância, na sua cidade natal Itamaracá. Trata-se de uma poética de uma boa filha que carrega um nativismo e declaração de amor, rimando com a Ilha de Itamaracá.
Homenagem
A programação envolverá ainda a entrega do Prêmio Escritora Rachel Carrilho 2023 a dois professores. Uma é a cientista Rayana Carla Silva de Morais, que é Doutora em Ciências e professora adjunta do departamento de morfologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e também coordenadora do laboratório de técnicas histológicas do mesmo departamento.
Outro homenageado é o psicólogo Klebson Ricardo do Nascimento (Unit-PE), que é formado em Psicologia e em Letras, com habilitação em Libras e especialista em Atendimento Educacional. É também especializado em educação inclusiva. É tiflólogo, professor braillista pela Associação Pernambucana de Cegos, tradutor, intérprete e professor interlocutor de libras.
Orquestra
O momento literário também contará com apresentação da Orquestra Divina Sinfonia composta por 70 crianças e adolescentes de diversas comunidades rurais de Glória de Goitá, interior de Pernambuco. O poeta catendense Natalício Araújo também vai declamar poemas e cantar músicas regionais.
Saiba mais sobre Rachel Carrilho:
Nascida na Ilha de Itamaracá e órfã de mãe aos 4 anos, Rachel Carrilho se formou em Pedagogia em 1945. Após se aposentar, entrou para a União Brasileira dos Escritores-UBE e, em 2012, recebeu o diploma de honra ao mérito sendo “Uma das 10 “Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco”. Lá também desenvolveu diversos projetos.
Conquistou outras academias de Letras no país, escreveu artigos, poemas, livros e antologias. Também teve vários reconhecimentos e destaques, inclusive internacionais. Entre eles, a Comenda Floriano Peixoto pela Associação Internacional de Escritores e Artistas.