Realizar uma pesquisa científica durante a graduação traz vários benefícios, como a criação de uma rede de contatos, maior aprendizado, além de somar pontos no currículo. Mas, para executar um trabalho acadêmico, é preciso se atentar às várias partes que o constituem, como delimitação do tema, justificativa, objetivos, cronograma, referências e metodologia. Essa última é uma das mais importantes, pois diz respeito à maneira em que a pesquisa será conduzida, e como se chegará ao resultado final. É preciso, portanto, detalhar o método utilizado para a construção do trabalho.
Existem diversas metodologias diferentes, que podem até mesmo depender da área do conhecimento (Saúde, Humanas e Exatas), e que são usadas para dar seguimento à pesquisa. Esses métodos têm o objetivo de ajudar o pesquisador a conseguir resultados, o que acontece através da análise de fenômenos, reafirmações de teorias, ou mesmo contraposições de ideias. Essas são algumas das maneiras em que as metodologias científicas guiam os pesquisadores àquilo que almejam com a pesquisa.
Tipos de pesquisa
De maneira geral, as metodologias se dividem em três grandes grupos: qualitativas, quantitativas e quanti-qualitativas. As primeiras são aquelas que avaliam a “qualidade” de um fenômeno. Ou seja, são mais baseadas em interpretações subjetivas, do pesquisador ou de entrevistados, acerca de determinadas teorias já construídas, ou do evento pesquisado. Pesquisas de satisfação, com entrevistas ou grupos focais, além de estudos de casos e análises bibliográficas se enquadram nesse tipo de pesquisa. O objetivo do método qualitativo é descrever determinada situação, para compreender detalhes e formular uma hipótese acerca do assunto investigado.
Já as pesquisas quantitativas se baseiam, como o nome sugere, em quantidades. Isto é, para esse método, são utilizados dados e estatísticas, para mensurar, por exemplo, a ocorrência de determinado fenômeno. As pesquisas quantitativas costumam utilizar uma parcela de um todo, chamada de amostragem ou “corpus”, que serve para coletar dados acerca de um “universo” maior. Formulários com perguntas diretas, como em pesquisas de intenção de votos em eleições, além de tabelas e gráficos estão incluídos nesse tipo de método de pesquisa. Quando as duas técnicas são utilizadas em uma mesma pesquisa, a metodologia é considerada quanti-qualitativa.
Como escolher a metodologia
Para escolher qual método de pesquisa utilizar, é necessário, em primeiro lugar, ter uma pergunta-problema bem elaborada. Todo projeto de pesquisa precisa ter uma pergunta que vai guiar a investigação. Esses questionamento parte da problematização apresentada, ou do fenômeno a ser pesquisado, e deve resumir o que se pretende alcançar com a pesquisa. Com isso, o pesquisador deve entender qual é a melhor forma de conduzir a investigação, a fim de conseguir os dados que se deseja para conseguir atingir os resultados esperados.