ESTUDE NA UNIT
MENU

Quais são os documentos necessários para um intercâmbio?

É importante providenciar a documentação com antecedência

às 14h11
Compartilhe:

Viagens internacionais, principalmente intercâmbios, costumam exigir uma grande preparação, inclusive de documentos. Todos esses preparativos devem ser providenciados com antecedência, visto que alguns deles podem demorar a ser emitidos, como o passaporte (em caso de ser o primeiro, ou ser necessário renovação). Por isso, deixar a documentação para última hora não é uma boa ideia, pois é possível que haja problemas e contratempos, que podem atrapalhar a experiência.

Alunos do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — que desejam ingressar em um intercâmbio precisam se inscrever através de editais disponibilizados pela instituição. Karina Paz, supervisora de Carreiras da Unit-PE, aponta quais documentos o intercambista deve inserir no formulário de inscrição, de acordo com os editais.

I. Histórico do aluno de sua instituição, constando total de créditos cursados e Média Geral Ponderada;

II. Cópia de passaporte válido ou protocolo de solicitação de passaporte emitido pela Polícia Federal;

a. No caso da entrega do protocolo de solicitação de passaporte, o discente terá até 10 dias antes da data de inscrição da Instituição de Ensino Superior (IES) de destino para apresentar o passaporte válido.

III. Cópia de documento de identidade (RG/CNH);

IV. Atestado de matrícula com quitação financeira, emitido pelo DAAF;

V. Carta de Recomendação elaborada por professor ou outra autoridade acadêmica de alguma instituição vinculada à SET;

VI. Certificado de nível de idioma, avaliado dentro do Quadro Comum Europeu, com no máximo quatro anos de sua emissão, e que atenda o nível exigido pela IES parceira em que pretende realizar a mobilidade acadêmica.

Documentos adicionais

Além desses documentos, alguns destinos podem exigir outros, como comprovantes de vacinas específicas. A Colômbia é um dos lugares presentes na lista (que é atualizada pela Organização Mundial de Saúde e disponibilizada pelo Ministério da Saúde) de países que requisitam a comprovação da vacina contra a febre amarela para cidadãos brasileiros. Outras documentações que podem ser exigidas são seguro saúde, cópia das passagens de ida e de volta e até mesmo extrato bancário.

Compartilhe: