Existe uma confusão entre os termos Publicidade e propaganda e Marketing no Brasil, que muitas vezes são tomados como sinônimos. Para o estudante que pretende enveredar por essas áreas do conhecimento é importante ter clareza dos aspectos conceituais e funcionais que os diferenciam.
O Marketing deve ser entendido como uma filosofia e uma técnica ao mesmo tempo. No primeiro sentido, ele representa a postura mental da atividade, é o que norteia o negócio ou empresa. Como técnica, é o modo específico de efetuar a relação de troca, identificando, criando, desenvolvendo e servindo à demanda.
Durante algum tempo o Marketing esteve limitado à área econômica empresarial. A partir da década de 1970, ampliaram-se os seus limites e passou a ter várias definições. Atualmente, o Marketing Digital é um campo indispensável e muito dinâmico.
Alma do negócio
No contexto dos negócios e suas operações, a propaganda é utilizada pelo Marketing como forma de comunicação, instrumento de promoção. Quem nunca ouviu a frase “a propaganda é a alma do negócio”? A expressão dá ênfase a esse aspecto, mas nem sempre se mostra verdadeira.
Cursando uma graduação de Publicidade e Propaganda se aprende muito sobre gestão de Marketing, pesquisas de mercado, bem como tecnologias da comunicação e uso da criatividade. O estudante se forma Publicitário e estará habilitado a compor equipes tanto de Publicidade como de Marketing, sendo que nesta última vai atuar conjuntamente com profissionais de outras formações.
Com a graduação concluída, o publicitário pode se especializar em Marketing e existem muitas pós-graduações nesta área. Assim como pode se especializar em redação ou criação publicitária, entre outras possibilidades. Também existem alguns cursos de graduação no segmento.
Instrumentos do Marketing
Publicidade e propaganda enquanto ramo profissional, assim como as vendas diretas ou Relações Públicas, por exemplo, é um dos instrumentos dos quais o Marketing se utiliza para chegar ao público ou cliente. Trata-se de um conjunto que contribui para aumentar a produtividade e rentabilidade das instituições.
Como ciência do conhecimento, o Marketing estuda tanto o mercado quanto as ações positivas da instituição para atender ao mercado, desejos e necessidades das pessoas. Neste contexto, a contratação de uma agência ou equipe interna de publicidade vai estar dentro da estratégia de promoção do negócio, marca, produto etc.
Mas o Marketing não atende apenas ao capitalismo. Ele abrange o estudo das trocas entre dois agentes, econômicos ou não. Pode ter seu foco voltado também para a gestão e não apenas a lucratividade. Organizações sem fins lucrativos também utilizam conceitos e ferramentas de Marketing, buscando compreender aspectos do comportamento e motivação dos agentes nesse processo.
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