ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Sorriso Cuidado presta assistência a mães atípicas

Iniciativa acontece no dia 3 de dezembro com o objetivo de cuidar da saúde dessas mulheres

às 14h38
Compartilhe:

Um projeto de extensão, chamado “Sorriso Cuidado: cuidando de quem cuida”, do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — vai promover uma ação de cuidados com mães de crianças neuroatípicas, no dia 3 de dezembro, das 9h às 16h30. A atividade foi pensada por Ingrid Fernandes, estudante do curso de Odontologia da Unit-PE, e pretende unir vários cursos da instituição, a fim de prestar diversos serviços de saúde, e também jurídicos, para elas. A iniciativa também vai contar com o apoio da Rede Mira, uma organização que presta assistência a crianças neuroatípicas e suas famílias.

A iniciativa

Ingrid, que também é mãe atípica, pensou na criação desse projeto porque conhece a realidade de mulheres que têm filhos neuroatípicos. A partir da própria vivência, a estudante decidiu submeter o projeto para a Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) da Unit-PE. “Eu já tinha interesse em promover algo que trouxesse visibilidade para as necessidades dessas mães, que, na maioria dos casos, são abandonadas por seus parceiros e lidam sozinhas com os problemas dos seus filhos. Então, submeti esse projeto no edital e foi aprovado pela Unit-PE”, conta.

Com a aprovação, Ingrid entrou em contato com algumas ONGs, até encontrar a Rede Mira. A organização desempenha ações de assistência a mães atípicas, principalmente no que diz respeito à situação financeira. “Decidi escolher a Rede Mira, que é uma rede de apoio a mães atípicas e que as ajuda a terem alguma fonte de renda, porque muitas delas não têm nenhuma e sobrevivem apenas do BPC (Benefício de Prestação Continuada) dos filhos. E outras não tiveram o BPC aprovado e não têm apoio jurídico, nem nada”, relata Ingrid. A Rede Mira oferece a essas mães cursos profissionalizantes, para que elas aprimorem alguma habilidade que possa servir como fonte de renda.

A ação

Devido à dedicação dessas mães aos cuidados com a saúde dos filhos, elas acabam não tendo tempo para cuidar de si mesmas. Foi pensando nisso que Ingrid decidiu promover essa ação, que será realizada na Clínica Escola da Unit-PE. “Vai contar com o atendimento de outros cursos como Enfermagem, Fisioterapia, Estética e Cosmética, trazendo essa questão do autocuidado para elas também, atendimento ginecológico, atendimento de Fisioterapia com massoterapia. E o atendimento odontológico, que é de extrema importância. Vamos oferecer restaurações, tratamentos periodontais, e também cirurgias vão ser agendadas, se forem necessárias”, detalha.

Além desses atendimentos de saúde, Ingrid acrescenta que outros serviços serão oferecidos, como um local para as crianças ficarem. “Isso é muito importante para uma mãe, porque a primeira coisa que ela vai dizer é ‘Como eu vou ser atendida se não tenho onde deixar meus filhos?’. Elas vão ter um local lá para deixar os filhos com recreadores especializados fornecidos pela Rede Mira”, explica. “Também vão ter um suporte jurídico, no setor jurídico da Unit-PE, do curso de Direito, com Tatiana da Hora, que é a coordenadora”, complementa.

“Eu acredito muito que esse tipo de ação faz sim total diferença na vida dessas mulheres, porque eu me coloco como mãe atípica também e sei da necessidade de ter uma rede de apoio. Acredito também que vai fazer a diferença na saúde dessas mulheres, no bem-estar físico e psicológico delas”, avalia Ingrid.

Compartilhe: