Um projeto desenvolvido por estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — conquistou o primeiro lugar na mostra competitiva da Residência Tecnológica, organizada pelo Embarque Digital, na edição de 2024 do REC’n’Play. O projeto se chama “MangueTown – Na Cidade do Mangue”, e se trata de uma plataforma que tem o objetivo de dar mais visibilidade e vida ao centro do Recife.
Juliana Bispo, estudante do 3º período de ADS e integrante do projeto, conta que o MangueTown surgiu da realidade do esvaziamento da área central do Recife. A ideia surgiu no Demoday Kick Off 2023.2, do Porto Digital, no qual o grupo também foi vitorioso. A ideia da plataforma foi norteada pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11: Cidades e comunidades sustentáveis. “Abordamos o tópico 11.4 da ODS, que trata de proteger e salvaguardar os patrimônios históricos, mais precisamente tratamos sobre os Patrimônios Históricos Culturais Materiais e Imateriais da cidade do Recife”, acrescenta Juliana.
“Como problemática, temos a questão do esvaziamento das ruas do Recife, o abandono. Então, o que poderíamos fazer para mitigar isso? Criar um aplicativo para fomentar a cultura local, criando uma plataforma de anúncios de eventos. Para anunciar qualquer tipo de evento, um grande show, uma roda de coco, um pedal noturno, ou um encontro de jovens que se reúnem para dançar K-pop. E qualquer pessoa pode anunciar seu evento dentro de nossa plataforma, esse é o nosso diferencial, além da nossa comunidade interativa, onde as pessoas podem, em tempo real, falar sobre o que está acontecendo na cidade”, Juliana detalha.
Unit-PE sempre presente em premiações
A Unit-PE sempre tem projetos de alunos inscritos no REC’n’Play e em diversas modalidades do Porto Digital. Segundo o Prof. M.e. Diógenes Matias, orientador do projeto, “isso faz com que muitas vezes concorramos entre nós mesmos”. Com o projeto MangueTown, Juliana ficou sabendo das inscrições e imediatamente inscreveu o grupo. Mesmo com a empolgação, a aluna ainda ficou surpresa com a vitória. “Na hora do anúncio do vencedor eu mal acreditei ter escutado nosso nome”, confessa. “Ver esses alunos saírem vitoriosos e replicarem essas vitórias em atitudes e ações que ajudam a resolver problemas da nossa sociedade é incrível”, comenta Diógenes.