Cada vez mais presente em ações de marketing, os QR Codes ainda se parecem mais com um enigma do que com um meio de transmitir rapidamente informações a dispositivos móveis.
Contudo, com a popularização dos celulares inteligentes, ou smartphones, com câmera fotográfica – apetrecho essencial para escanear o código de barras bidimensional – muitos usuários já se acostumaram a utilizar o aplicativo de leitura para conseguir acessar informações.
Pensando nisso, a professora dos cursos de Administração, da UNIT, Izabele Soares, desenvolveu uma forma de utilizar o QR Code para dinamizar as aulas dentro da graduação.
Após um debate em sala, a docente elaborou questões onde as alternativas estariam escondidas nos códigos. “No dia da atividade, espalhei os QR Codes pelas diversas áreas da faculdade, e dei pistas de onde estariam. Os alunos – divididos em equipes – foram em busca das respostas acessando os códigos através dos aplicativos de leitura baixados anteriormente”, explicou a professora Izabele Soares.
A atividade fez parte das disciplinas de Gestão da Produção e Gestão de Operações II e segundo a professora, foi pensada após um treinamento com outros docentes, realizado no Centro Universitário Unit, em Maceió.
“Após a capacitação, fiquei pensando em quais atividades poderia trazer a tecnologia, de forma fácil, para dentro da sala de aula. Terminei escolhendo os QR Codes, por conta da operacionalização prática, pois eu mesma criei os códigos com os temas debatidos em aula”, finalizou.
Código QR (do inglês Quick Response) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente esquadrinhado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URL, um número de telefone, uma localização georrereferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.
Inicialmente empregado para catalogar peças na produção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário e controle de estoque em indústrias e comércio.
Desde 2003, foram desenvolvidas aplicações que ajudam usuários a inserir dados em telefone celular (telefone móvel) usando a câmera do aparelho. Os códigos QR são comuns também em revistas e propagandas, para registrar endereços e URLs, bem como informações pessoais detalhadas.
Em cartões de visita, por exemplo, o código QR facilita muito a inserção desses dados em agendas de telefones celulares.