ESTUDE NA UNIT
MENU

Principais tipos de dores de cabeça e como tratá-las

Cerca de 140 milhões de brasileiros sofrem com o incômodo

às 15h46
Compartilhe:

A dor de cabeça, também chamada de cefaleia, é uma condição muito frequente, mas que tem características diferentes. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que cerca de 140 milhões de brasileiros sofrem desse mal, que pode incapacitar uma pessoa e são muito comuns depois de um dia corrido e atribulado. 

É importante saber que existem quatro tipos de dores de cabeça, com sintomas diferentes entre si. 

A primeira delas é a Enxaqueca, que causa uma espécie de pulsação dentro do crânio. Geralmente acontece por conta de algum estresse, cansaço, privação de sono, mudança brusca de temperatura e alterações hormonais. A dor pode vir apenas de um lado da cabeça, na parte da testa e região das têmporas. Outros sintomas também podem acontecer como náuseas, sensibilidade à luz e baixa tolerância a barulhos. Como tratamento, especialistas defendem a prática de atividades relaxantes e uma boa noite de sono. 

A cefaleia tensional é um dos tipos mais comuns e as causas são as mesmas da enxaqueca, podendo resultar de problemas oftalmológicos ou abuso de alimentos estimulantes. A principal característica é a sensação de aperto na região da testa, nuca ou topo da cabeça. O tratamento mais indicado é a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas e se alimentar equilibradamente.    

Já a cefaleia em salvas ocasiona dor em apenas um lado da cabeça. Esse desconforto se concentra na região têmporo-frontal e no fundo do olho. As principais causas são uso abusivo de bebidas alcoólicas e de tabaco. Os principais sintomas são: suor na face, obstrução nasal, congestão ocular e fobia à luz e barulhos. A melhor forma de evitá-la é restringir o consumo de drogas.  

A sinusite pode atingir toda a parte frontal da face ou apenas um lado, sendo muito comum senti-la na testa e abaixo dos olhos. A dor pode atingir também o nariz e os ouvidos. Esses sintomas acontecem devido a uma inflamação da mucosa dos seios da fase, que pode acontecer quando há uma infecção. O tratamento é feito com o uso de antibiótico, corticoide nasal e descongestionante.   

Compartilhe: