Durante o período letivo, além das atividades rotineiras compostas por aulas e pesquisas, professores da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT também buscam formas de adquirir mais conhecimento e construir diferenciais para a carreira docente.
A participação em eventos acadêmicos de renome, acompanhando profissionais de referência, configura-se como uma das estratégias utilizadas para ampliar a bagagem de informações.
Por conta disso, foi criado pelo Grupo Tiradentes, o Programa de Auxílio a Eventos Científico – PRAEVE, que nesta edição vai beneficiar doze professores com ajuda de custo, que inclui passagens e hospedagens.
O PRAEVE está sob a responsabilidade da Comissão de Pesquisa e Extensão – COPEX, sendo ofertada através de edital próprio, composto com uma série de exigências que devem ser cumpridas pelos docentes que tenham interesse em conseguir o auxílio para participar de eventos acadêmicos.
Gestor da COPEX, o professor Pedro Paulo Procópio salienta que os eventos precisam ser reconhecidos, e que proponham aquisição de conhecimentos que possam ser revertidos aos estudantes.
“É de suma importância ressaltar que o PRAEVE busca ser um facilitador no estímulo ao conhecimento docente. É salutar que os professores se relacionem com seus pares, em congressos e seminários, realizados em outras localidades, e tragam de volta uma base de pensamentos aperfeiçoada”, comenta Pedro Paulo Procópio.
Martha Guaraná, coordenadora do curso de Direito, viajará à Brasília para participar do XXXV Encontro do Congresso Nacional de Direito – CONPEDI, sendo um dos docentes beneficiados pelo programa.
“Sem dúvidas, é de fundamental importância contar com o PRAEVE para quem pretende participar de eventos em outras cidades. Estar presente num dos mais importantes congressos do Brasil, nos permite conhecer o que está sendo discutido na academia e replicar o contexto dos assuntos debatidos com os alunos da Facipe”, ressalta.