Criado no ano de 2000 em uma parceria entre Governo, empresários e membros da academia, o Porto Digital é um dos mais importantes e reconhecidos parques tecnológicos do Brasil. A sua atuação acontece nas áreas de produção de softwares, serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC). O hub de inovações também atua nos setores de Tecnologia para Cidades e Internet das Coisas (IoT), que tem o objetivo de conectar objetos, como eletrodomésticos e mesmo roupas, à rede de computadores. Além da sua base, na cidade do Recife, o parque conta, desde 2014, com o Armazém da Criatividade, em Caruaru, no agreste pernambucano.
Com instalações no Bairro do Recife, além de áreas de expansão nos bairros de São José, Santo Antônio e Santo Amaro (cobrindo 1,71 km2 da capital pernambucana), o Porto Digital surgiu da necessidade de inovar a economia de Pernambuco. Uma proposta foi levada por empresários e membros de setores públicos ao Governo do Estado para a criação de uma política pública para a área de TIC que unisse iniciativas e entidades, pois, até então, elas trabalhavam de maneira isolada. Foram investidos R$ 33 milhões para construir a infraestrutura, que abrigou inicialmente apenas três empresas e 46 funcionários. Hoje, são mais de 400 organizações e 18 mil trabalhadores.
O Porto Digital promove, além da Tecnologia da Informação e Comunicação e da Economia Criativa, ações de desenvolvimento no centro do Recife, como a revitalização de 138 mil m2 de imóveis históricos desde a sua fundação. Além disso, o parque também realiza o REC’n’Play, maior festival de conhecimento do Nordeste. O evento, que reuniu mais de 60 mil inscrições na última edição (2023), movimenta prédios e ruas do centro da capital com workshops, palestras, shows, torneios de e-sports, dentre outros. Também são desenvolvidos projetos como ações voltadas para sustentabilidade, melhoria do bem-estar nas cidades e mobilidade urbana.
O hub de inovações tecnológicas é casa de diversas empresas, startups e projetos, que são incubados no local, como o programa Mulheres em Inovação, Negócios e Artes (MINAs), que tem como objetivo a inserção de mulheres no mercado da Tecnologia e da Economia Criativa. O Porto Digital também incentiva o empreendedorismo e ajuda novas empresas a se lançarem no mercado, através dos programas Mind the Bizz e JUMP Brasil. O primeiro ajuda projetos e empreendimentos de impacto social que estejam na fase de criação e idealização. Já o segundo auxilia aqueles que já estão formados, mas precisam de apoio para posicionar seus produtos ou serviços no mercado.