ESTUDE NA UNIT
MENU

Por que choveu tanto em Pernambuco nos últimos dias?


às 21h22
Foto: Reprodução da Internet
Foto: Reprodução da Internet
Compartilhe:

Desde a semana fortes chuvas atingiram o estado de Pernambuco deixando centenas de famílias desalojadas, em situação parcial, evacuação das residências pelo risco iminente de enchentes ou deslizamentos, e desabrigadas, sem qualquer refúgio seguro por danos no seu imóvel. O número atualizado nesta sexta (03), pelo governo do estado, foi de 9 mil desabrigados e 128 mortos.

Os municípios mais afetados estão nas regiões do Agreste, Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul. No estado, até o momento, 128 pessoas morreram e já não há mais registros de pessoas desaparecidas. O número de desabrigados ultrapassa os 9 mil.

De onde veio a chuva?

Segundo a APAC – Agência Pernambucana de Águas e Clima, as chuvas torrenciais foram causadas pelos Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOLs) ou Ondas de Leste (OL), fenômeno climático que leva massas de ar frio da américa para o continente africano, e que logo são devolvidas como ondas de unidades atmosféricas que são impulsionadas pelos chamados ‘ventos alísios’ ou Ondas de Leste.

Toda essa circulação de correntes de vento vindos do continente africano provocam a formação de nuvens de chuva que vêm do continente africano, passam pelo oceano e chegam ao Nordeste do Brasil, podendo se espalhar também pelo Norte e Sudeste.

Vai continuar chovendo em Pernambuco?

Ainda segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima, sim, a previsão é de que Junho mantenha as chuvas em níveis fraca a moderada, mesmo já tendo registrado 209% além do previsto para todo o mês de Junho. Somente na capital pernambucana choveu 686 milímetros, a Prefeitura da Cidade considera esta como a maior enxurrada do últimos 50 anos. Já no Cabo de Santo Agostinho houve o maior registro de chuva do estado, tendo chovido 821 mm, 285% acima da média de 288 mm. O que não é possível é prever, até o momento, como será distribuído o volume de chuvas ao longo do mês.

Compartilhe: