Em um cenário de crise econômica, onde o dinheiro circulante no mercado cai drasticamente e o poder de compra despenca na mesma proporção, prestar um bom atendimento é fundamental para empresas se manterem “vivas” no mercado.
A importância em satisfazer o público interessado em determinado produto ou serviço, já foi e continua sendo alvo de estudos e análises que, geralmente chegam a mesma conclusão: um cliente agradado conta sobre a empresa para apenas duas pessoas, já o descontente conta para mais de dez.
Por conta disso, o professor do curso de Administração, da UNIT, Edgard Leonardo, ministrou na última semana, uma palestra sobre “atendimento ao público”, direcionada a promotores de vendas, assistentes de Trade MKT e Faturamento da indústria de tintas IQUINE.
O encontro realizado na sede da empresa, no bairro de Prazeres, abordou técnicas de apresentação, e como aperfeiçoar o relacionamento com clientes. “Existem quatro princípios básicos para ser um vendedor de sucesso: gostar de gente; sentir-se feliz em criar relacionamentos; ser criativo e trabalhar duro”, salientou Edgard Leonardo.
Uma pesquisa realizada pela empresa norte-americana US News And World Report, especializada em comportamento do consumidor, revelou que 70% dos clientes não voltam a comprar em determinado estabelecimento quando consideram o atendimento ou o serviço prestado de má qualidade.
Sendo assim, vale ter em mente a máxima “servimos bem para servir sempre”, compreendendo as necessidades do seu público consumidor e colocando à sua disposição um atendimento que não deixe brechas.
“Os melhores vendedores são pessoas visionárias, que buscam superar expectativas e não apenas “se livrar de um cliente”, prestando um serviço de consultoria e sem pensar única e exclusivamente nas comissões do final do mês”, finalizou o docente.