ESTUDE NA UNIT
MENU

Os perigos do clareamento caseiro

Tentar clarear os dentes sem a supervisão de um profissional pode causar diversos malefícios

às 13h27
Compartilhe:

Carvão, bicarbonato, receitas milagrosas. Atualmente, muitas dicas de clareamento caseiro vêm se espalhando na internet. E muita desinformação no assunto pode causar diversos malefícios, afinal, tentar clarear os dentes sem a ajuda de um profissional, ou seja, o dentista, se torna um verdadeiro perigo. 

As substâncias de um clareamento caseiro podem causar diversos riscos. Surgimento de manchas é um deles. Quando os dentes são clareados em consultório, por um profissional, ele passa diversas recomendações de como cuidar e o que evitar na dieta – café, açaí e alimentos com corante são exemplos.

Se o clareamento é feito em casa, a orientação correta não é realizada, e as substâncias podem causar manchas sérias e irreversíveis que precisem ser tratadas com procedimentos mais invasivos. Por isso, o acompanhamento do profissional é indispensável. 

Outro risco preocupante é a pulpite. É uma inflamação da polpa do dente, que pode levar à dor e à morte do tecido da região. Consequentemente, tratamentos odontológicos serão necessários para resolver o caso. Sangramentos gengivais também são possíveis consequências negativas. O clareamento é forte e, para quem tem gengiva sensível, o profissional o realiza com todo o cuidado e observação. Então, se for uma alternativa caseira, as chances de machucar a estrutura são ainda maiores.

Substâncias caseiras para clareamento, como carvão, bicarbonato e limão, podem desgastar a camada de esmalte dos dentes, deixando a dentina exposta, o que leva ao aumento de sensibilidade. Queimaduras na região oral – língua, lábios e gengiva – também são uma possibilidade com o uso desses produtos.

Por isso, o clareamento deve ser feito em consultório ou de forma caseira, com a moldeira específica para o tratamento passada por um profissional, para que o procedimento seja feito com segurança, cuidado e sucesso. 

Compartilhe: