ESTUDE NA UNIT
MENU

Por que tentar a Monitoria Acadêmica?

Reforço do aprendizado e contribuição para a comunidade acadêmica são alguns dos benefícios

às 15h00
Compartilhe:

A Monitoria Acadêmica é um programa em que os alunos mais experientes, que já passaram por uma determinada disciplina com sucesso, auxiliam outros estudantes na compreensão do conteúdo, esclarecimento de dúvidas e na realização de atividades relacionadas a uma determinada disciplina.  

Para Mário Gouveia, coordenador de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão, participar de atividades como essa durante a graduação é de suma importância para o desenvolvimento integral do aluno universitário, “uma vez que lhe permite a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos nas relações de ensino-aprendizagem, o que é essencial para a consolidação do aprendizado e para o desenvolvimento das habilidades e das competências que são valorizadas no mercado de trabalho”, explica. 

A Monitoria pode também trazer outros benefícios, como o aprofundamento nos assuntos e temas; preparação para a carreira acadêmica ou científica e networking com alunos e professores. “Os estudantes têm a oportunidade de contribuir de forma significativa para a comunidade, promovendo o desenvolvimento social, econômico e cultural no entorno da universidade”, afirma Mário. 

Dessa forma, além de contribuir para a comunidade acadêmica, o aluno monitor estará também enriquecendo seu currículo e fortalecendo o seu desenvolvimento, não só profissional, mas também pessoal. 

Programa de Monitoria da Unit-PE

Ancorada no princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, previsto no artigo 207 da Constituição, a Unit-PE abrange e oferta diversas atividades de extensão para seus estudantes, dentre elas, o Programa de Monitoria, semestralmente. Nele, o monitor, que pode ser bolsista ou voluntário, acompanha o professor durante as aulas da disciplina e é habilitado a tirar dúvidas dos colegas e prestar as orientações necessárias, sempre sob a supervisão do docente. 

Para concorrer aos editais de Monitoria, o estudante deve estar regularmente matriculado, ter cursado a matéria de interesse com aproveitamento acima da média, não apresentar reprovação no semestre anterior, ter disponibilidade de horário para o exercício da função, entre outros pontos. 

Para informações sobre editais abertos e quais os principais requisitos, é possível acessar a seção Monitoria no site.

Compartilhe: