ESTUDE NA UNIT
MENU

O que são tecnologias emergentes?

A tendência é que elas se consolidem e impactem ainda mais nosso futuro

às 13h12
Compartilhe:

Com o mundo cada vez mais globalizado, novos avanços e invenções vão surgindo e a tendência é que cresçam e se consolidem ainda mais. Novas tecnologias estão tomando conta do nosso dia-a-dia e irão impactar fortemente nosso futuro, como é o caso das emergentes. 

Tecnologias emergentes são inovações que, por mais que já estejam sendo utilizadas em alguns setores, ainda não estão totalmente disseminadas por toda a população, mas possuem potencial para transformar o mercado e a sociedade, de modo geral, trazendo mais praticidade e tornando processos, que por muito tempo pareciam complexos, mais fáceis de serem executados.

Conheça algumas dessas tecnologias 

Internet das coisas

Hoje em dia, já é possível acessar internet em vários dispositivos, além do computador e dos celulares, como relógios, geladeiras, televisões e entre outros. Essa possibilidade é chamada de internet das coisas, ou também IoT (sigla do inglês, Internet of things), que defende que a ideia não é fazer o que já fazemos (como acessar as redes sociais, assistir vídeos no youtube ou trocar mensagens com amigos), mas sim aumentar as funcionalidades dessas máquinas via internet. Através de sensores, acesso à nuvem, machine learning e inteligência artificial, esses dispositivos poderão realizar tarefas sem que haja interferência humana. 

Big Data e Data Analytics

Big Data e Data Analytics vem sendo utilizados cada vez mais pelas empresas para acumular, analisar e processar os dados de clientes e entender padrões entre eles. Esses recursos trabalham lado a lado com a Inteligência Artificial para ajudar softwares a serem mais precisos e eficientes, sendo possível antecipar o comportamento do consumidor, entender melhor suas dores e fraquezas e aproveitar oportunidades — seja para lançar novos produtos e serviços, seja para apenas comercializá-los com mais sucesso entre a demografia certa.

5G 

Com a ascensão de dispositivos inteligentes, estima-se que, até 2025, existam mais de 27 bilhões de dispositivos conectados à internet. Porém, a rede 4G, utilizada atualmente, não foi criada para aguentar tamanha demanda, dessa forma, a 5G promete acabar com esse problema e ampliar as possibilidades, trazendo uma maior velocidade e suporte para que muitos dispositivos possam estar conectados ao mesmo tempo.

Automação de processos robóticos

Gradualmente, os robôs estão  fazendo parte da nossa realidade. Esses dispositivos já conseguem notar e reconhecer o meio em que estão inseridos, o que oferece a possibilidade deles se movimentarem e fazer modificações no ambiente, promovendo maior precisão e auxílio a quem precisar. 

Blockchain

A ferramenta, que dá ao Bitcoin as suas características de segurança, promete que validar um documento, informação ou transferência financeira pode ser uma tarefa menos cansativa e já vem sendo explorada por bancos, instituições financeiras e seguradoras para validar contratos e fazer garantias peer-2-peer (um tipo de arquitetura de rede de computadores em que cada participante – ponto-  é também um servidor, e ajuda a manter o sistema funcionando).

Compartilhe: