MENU

O que pode causar infertilidade na mulher?

Um em cada dez casais brasileiros possuem problemas de fertilidade

às 16h11
Compartilhe:

Construir uma família pode ser o sonho de muitos casais em idade reprodutiva, mas esse sonho pode ser atrapalhado pela infertilidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 10 casais brasileiros possuem problemas de fertilidade. As causas podem ser diversas e relacionadas com condições pré-existentes ou a qualidade dos óvulos ou espermatozóides.

Mulheres com até 35 anos que desejam engravidar, devem fazer tentativas frequentes por, pelo menos, 12 meses sem o uso de métodos contraceptivos, já as mulheres acima dos 35, devem diminuir o tempo para 6 meses. Caso a gestação não ocorra, a infertilidade pode ser diagnosticada, explica Rafael Alves, ginecologista e professor da Unit-PE. “Atualmente, cerca de um terço das infertilidades são causadas por origem feminina, um terço tem causa masculina e o outro terço está dividido entre causas do casal infértil e causas que a gente nunca descobre”, pontua.

No caso das mulheres, as causas mais frequentes de infertilidade são as desordens ovulatórias – os óvulos começam a ficar mais velhos e perder qualidade. Ainda de acordo com Rafael, algumas doenças como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), podem causar a anovulação da mulher, ou seja, o óvulo não é dispensado pelo ovário e não entra na trompa para ser fecundado. Além disso, pacientes que engordam ou emagrecem demais de maneira rápida, também podem ter problemas de infertilidade, assim como mulheres com endometriose (entre 30% e 50% das pacientes apresentam algum grau de infertilidade).

Os miomas causam grande preocupação e levantam, também, dúvidas sobre a fertilidade da mulher. Na maioria dos casos, eles não possuem influência direta mas, quando se tornam maiores e existem muitos miomas na cavidade uterina, podem desencadear anomalias no formato do útero e, assim, causar infertilidade.

Compartilhe: