ESTUDE NA UNIT
MENU

O que causa infertilidade na mulher?

Um em cada dez casais brasileiros possuem problemas de fertilidade

às 16h11
Compartilhe:

Construir uma família pode ser o sonho de muitos casais em idade reprodutiva, mas esse sonho pode ser atrapalhado pela infertilidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 10 casais brasileiros possuem problemas de fertilidade. As causas podem ser diversas e relacionadas com condições pré-existentes ou a qualidade dos óvulos ou espermatozóides.

Mulheres com até 35 anos que desejam engravidar, devem fazer tentativas frequentes por, pelo menos, 12 meses sem o uso de métodos contraceptivos, já as mulheres acima dos 35, devem diminuir o tempo para 6 meses. Caso a gestação não ocorra, a infertilidade pode ser diagnosticada.

No caso das mulheres, as causas mais frequentes de infertilidade são as desordens ovulatórias – os óvulos começam a ficar mais velhos e perder qualidade. Algumas doenças como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), podem causar a anovulação da mulher, ou seja, o óvulo não é dispensado pelo ovário e não entra na trompa para ser fecundado.

Os miomas causam grande preocupação e levantam, também, dúvidas sobre a fertilidade da mulher. Na maioria dos casos, eles não possuem influência direta mas, quando se tornam maiores e existem muitos miomas na cavidade uterina, podem desencadear anomalias no formato do útero e, assim, causar infertilidade.

Compartilhe: