ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é psicopatologia e por que ela precisa ser ressignificada? 

Unit-PE aborda assunto em minicurso de Psicologia no dia 22 de janeiro, durante Masterclass

às 18h44
Tatiany Melo - professora de Psicologia da Unit-PE
Tatiany Melo - professora de Psicologia da Unit-PE
Compartilhe:

Unit-PE aborda assunto em minicurso de Psicologia no dia 22 de janeiro, durante Masterclass

A psicopatologia é o ramo das ciências que trata da natureza essencial das doenças mentais: as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e às suas formas de manifestação. A sua configuração envolve diversas áreas de conhecimento que vão desde as disciplinas biológicas e as neurociências, além de saberes da psicanálise, psicologia, sociologia, filosofia, linguística, entre outros.

No entanto, esse ramo tem passado por uma transformação significativa nas últimas décadas. Com o aumento e surgimento de novas patologias e com a tecnologia influenciando diretamente nos distúrbios mentais e outros fenômenos anormais, é necessário uma ressignificação da psicopatologia, buscando uma compreensão mais ampla e integrativa do sofrimento mental. E que vai além das abordagens tradicionais. 

Para a psicóloga e professora do curso de Psicologia da Unit-PE, Tatiany Melo, a psicopatologia é um reflexo da sociedade que estamos vivendo e a saúde mental vai além dos diagnósticos. “Então a gente precisa compreendê-la além das classificações. Ela vai muito mais além dos diagnósticos. Ela é um reflexo daquilo que a sociedade nos pede”, complementa.

Esse novo olhar considera não apenas a dimensão clínica, mas também os aspectos culturais, sociais e subjetivos que permeiam a experiência psicopatológica, o que abre espaço para abordagens mais humanizadas e contextualmente sensíveis. O papel e atuação da Psicologia tornam-se fundamentais diante desse contexto. “A psicologia é o estudo da alma e nasce em função do estudo e da análise da psicopatologia. Enquanto a psicopatologia é o estudo do adoecimento da alma que está mergulhada na sociedade, o objetivo da psicologia é trazer saúde a ela”, explica a profissional.

Procurando trazer conhecimento e um olhar diferenciado sobre o assunto, preparando, assim, para o mercado de trabalho, a Unit-PE oferta o minicurso “Ressignificando a Psicopatologia”, no dia 22 de janeiro, das 18h30 às 21h30, na instituição, que fica localizada na Imbiribeira, ao lado do Geraldão.  

A ação faz parte do Masterclass, evento que acontece de 22 a 26 de janeiro, promovendo networking e formação continuada, por meio da oferta minicursos também nas áreas de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências da Computação, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia, além de mentorias de Carreiras, com atendimentos personalizados agendados pelo Unit Carreiras. 

As inscrições, gratuitas e limitadas, já estão abertas e podem ser feitas, acessando o link: https://hs.unit.br/masterclass-unit-pe-2024

Compartilhe: