ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é plano de carreira baseado em desenvolvimento contínuo

O modelo tradicional de gestão de talentos vem sendo substituído

às 18h20
Compartilhe:

Buscando aprimorar suas estratégias de gestão de talentos, as organizações e empresas identificam que é necessário cada vez mais se basear em competências, habilidades e novos modelos de trabalho. O plano de carreira baseado em competências e desenvolvimento contínuo surge então como uma abordagem estratégica para o avanço profissional que se concentra nas habilidades, conhecimentos e comportamentos específicos que os colaboradores trazem para uma organização. 

Em comparação ao modelo tradicional, que se baseia apenas em promoções tradicionais ou tempo de serviço, esse tipo de plano enfatiza o crescimento contínuo e a melhoria das competências individuais. “Hoje em dia, o cargo em si não determina necessariamente a total competência e o que o indivíduo vai poder desenvolver dentro daquela atividade. Às vezes, a pessoa tem um cargo que ela tem competências e consegue desenvolver, mas também tem habilidades para além do cargo proposto. E isso é que faz o diferencial das pessoas”, explica Karina Paz, Supervisora de Carreiras do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE). 

Atentas a esse cenário, as pessoas precisam pensar em seus próprios planos de carreira, refletindo sobre suas competências e habilidades, para atender não somente as necessidades das empresas, mas também enquanto profissionais. “Eu sempre falo, principalmente, para os alunos, que o processo de construção da carreira deles começa a partir do primeiro dia de aula na graduação. Ali eles estão começando a construir o processo acadêmico e profissional, onde já precisam, desde o início, desenvolver competências e habilidades necessárias para o mercado”, afirma a profissional. 

A especialista recomenda algumas dicas para quem desejar começar esse planejamento de carreira: 

  • Autoconhecimento. Perguntas como “Onde você está hoje? Quem é você? Quem é você no mundo?” podem ajudar nesse processo, para ajudar também a identificar os pontos fortes e os pontos de melhoria.
  • A partir disso, estabelecer metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Como você vai atingir essas metas? Como você quer atuar na sua área profissional? Onde você quer estar daqui a dois anos, daqui a um ano?”
  • Estudo e conhecimento contínuo. Quem está na graduação, realizar cursos complementares, participar de ações, de eventos e atividades e quaisquer outras que envolvam conhecimento é muito importante. “Conhecimento nunca é demais”, finaliza Karina. 
Compartilhe: