ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é e como funciona o CNPq?

A pesquisa científica é o foco

às 14h38
Compartilhe:

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência governamental brasileira que atua no fomento e promoção da pesquisa científica e tecnológica. Foi criado em 1951 e está vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

As principais funções e atividades desse órgão incluem: fornecimento de bolsas de pesquisa a estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e cientistas; Financiamento de projetos, oferecendo recursos financeiros para desenvolvimento científico e tecnológico; Avaliação e reconhecimento, por meio da análise de trabalhos, publicações e atividades acadêmicas. 

Além disso, o CNPq administra iniciativas específicas, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). O órgão também promove a cooperação internacional, facilitando parcerias entre pesquisadores brasileiros e de outros países.

Pensando não só em acompanhar e cooperar com as diretrizes desse órgão, mas também em estimular o âmbito da pesquisa e da produção científica dos estudantes, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) oferece a Iniciação Científica. “Funciona como uma espécie de estágio na área acadêmica. A partir dele, os alunos se envolvem em projetos sob a orientação de um professor pesquisador”, diz Mário Gouveia, Coordenador de Pesquisa e Extensão da instituição. 

A iniciação científica proporciona uma oportunidade única para que os estudantes desenvolvam suas habilidades acadêmicas e científicas, ao mesmo tempo que contribuem ativamente para a produção de conhecimento nas instituições de ensino superior. “É importante dizer que para oficializar esse envolvimento, os estudantes interessados precisam ficar atentos ao lançamento do edital e se inscreverem. Uma vez selecionados, os estudantes podem tomar parte do projeto de pesquisa para o qual se candidataram, seja como bolsistas, seja como voluntários”, afirma o professor. 

Nesta experiência, os estudantes começam a trabalhar nos projetos de pesquisa e, em geral, desenvolvem revisões bibliográficas, coleta e análise de dados, entre outras atividades, dependendo da natureza desse projeto. No final, são incentivados a apresentar os resultados de seus trabalhos e de suas pesquisas em eventos acadêmicos, que podem acontecer tanto na Unit-PE como fora, o que proporciona uma oportunidade de compartilharem conhecimentos e receberem feedbacks da comunidade científica.

Compartilhe: